Visão geral do Editor de textos do SAJ

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 28/12/2020

A ferramenta de editor de textos do sistema, ao mesmo tempo em que é simples, também é muito funcional e permite criar, emitir diversos e incorporar aos autos diversos tipos de documentos via sistema. Para facilitar a visualização e execução das tarefas, ele é dividido em algumas áreas, acompanhe o detalhamento a seguir para conhecer melhor cada um dos recursos disponíveis no editor:

1. Para abrir o editor é necessário acessar uma atividade no painel de tarefas que direcione para ele, como, por exemplo, Emitir documento, Editar expediente, Revisar documento e Notificación.

vision_general01.png

2. Com o editor aberto, no topo da tela estão três recursos importantes: nome do documento (1), salvamento automático e histórico de versões (2) e ferramentas de formatação (3).

vision_general02.png

(1) O nome informado é a identificação do documento depois de ser incorporado ao processo, a partir do qual será possível localizá-lo no expediente digital.
(2) O salvamento automático funciona, como diz o nome, de forma automática e garante que nenhuma alteração realizada no documento, enquanto ele estiver sendo editado, seja perdida. Já o histórico de versões possibilita recuperar versões anteriores à versão atual do arquivo.
(3) As ferramentas de formatação possibilitam realizar edições e inserções de diversos elementos ao documento, como alterar a cor, o tamanho e tipo de fonte, inserção de cabeçalhos e rodapés, entre vários outros.

3. À direita da página estão os botões Modelos (1), Notificar (2), Pendientes de firma (3), Propiedades (4) e Confidencial (5).

vision_general03.png

(1) O botão Modelos apresenta a lista de modelos disponíveis conforme as permissões de acesso do perfil do usuário.

vision_general04.png

(2) O botão Notificar apresenta a lista de partes que poderão ser notificadas no momento da emissão do documento.

vision_general05.png

(3) O botão Pendientes de firma lista o documento que está sendo elaborado e que está pendente de liberação.

vision_general06.png

(4) O botão Propiedades possibilita atrelar o lançamento de uma movimentação à emissão do documento.

vision_general07.png

(5) O botão Confidencial permite indicar se o documento em elaboração deve ter acesso restrito ou não.

vision_general08.png

4. Caso seja necessário, é possível excluir o documento em elaboração clicando na lixeira lixeira.png, localizada no canto inferior esquerdo. A exclusão do documento não elimina o modelo selecionado para a elaboração do documento.

vision_general10.png

5. A opção Datos del documento é utilizado para preencher campos de texto que não são automaticamente preenchidos pelo sistema.

vision_general11.png

As informações solicitadas são apresentadas em abas, Secretario, Acción, Audiencia e Partes, e serão disponibilizadas conforme necessidade do documento em elaboração, podendo ser necessário o preenchimento de todos os contextos. É possível também que não seja solicitado o preenchimento de nenhum campo nesta área.

vision_general12.png

6. A área de edição é a área em que o documento será efetivamente elaborado para ser, posteriormente, emitido e incorporado ao processo. Nesta área podem ser utilizados os recursos dos campos de textos, das ferramentas de formação, os dados do documento, entre outros.

vision_general09.png

7. O botão de assinatura e de emissão do documento pode variar conforme permissões do usuário logado e do modelo utilizado. É possível que apareçam opções como Assinar e liberar, Assinar, Assinar e enviar, Gerar atos, Enviar ao juiz ou Devolver.

vision_general13.png

Saiba mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Heloisa Kreutz do Nascimento
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
Esse artigo foi útil?