Como enviar ao SAJ Procuradorias uma massa de dados pelo SAJ CLOUD?

Versão do sistema: 1.0.0-6
Publicado em: 23/11/2020  


O portal SAJ CLOUD tem como função facilitar o envio e recebimento de dados relacionados aos processos de execução fiscal pelo SAJ Procuradorias nos clientes em que não há integrações entre a procuradoria e o sistema da fazenda pública municipal e/ou estadual.

Entre suas ferramentas, uma destina-se ao envio da massa de dados, proveniente da empresa de dívida ativa, para o SAJ Procuradorias a fim de que os processos possam ser ajuizados diretamente pelo sistema. Acompanhe este artigo e veja como se dá esse procedimento.


1. Acesse o Portal SAJ CLOUD de sua Procuradoria e informe seu nome de usuário e senha (1) nos campos correspondentes, e clique em Entrar (2).

Observação

Como o portal é específico para cada cliente, não serão divulgados, neste material, os links de cada cliente, porém a forma como ele se compõe: http://Nome_do_Cliente.sajcloud.com.br/sajseg/.  Por exemplo: http://maceio.sajcloud.com.br/sajseg/

01.png


2. Uma vez realizado o login, clique sobre a opção Envio de arquivo, disponível no menu na lateral esquerda da tela.

02.png


3. Na tela Envio de Arquivo, clique na opção Escolher arquivo.

03.png


4. Neste Momento o sistema exibirá a janela Abrir para que você localize, em seu computador, o arquivo de massa de dados a ser importado.  Antes de prosseguir, confira algumas observações importantes a respeito do arquivo.

a) Para ser importado corretamente, o arquivo deve ser nomeado seguindo o padrão ZIP, onde:

      • DA: representa o prefixo obrigatório;
      • SIGLA: representa a sigla de identificação do cliente, por exemplo (PGMP0001);
      • DATA: indica a data de importação do arquivo no formato AAAAMMDD, sendo AAAA o ano, MM o mês e DD o dia;
      • SEQUENCIAL: representa o número sequencial de 4 dígitos; e
      • ZIP: é a extensão necessária a ser aplicada (o arquivo precisa, necessariamente, estar  compactado na extensão “.zip”).
Observação

Caso o arquivo não esteja compactado no formato “.ZIP”, o mesmo não será aceito pelo portal SAJ CLOUD.

 

b) A DATA e SIGLA do nome do arquivo deve ser as mesmas, tanto para o nome do arquivo quanto para a linha de cabeçalho interna do arquivo da massa de dados.

05.png


c) Se for gerada mais de uma massa de dados no mesmo dia, o número SEQUENCIAL de quatro dígitos servirá para diferenciar os arquivos da mesma data. Exemplo: DA_PGMP0000_20201101_0001.ZIP, DA_PGMP0000_20201101_0002.ZIP.


5. Uma vez observados todos os pré requisitos de elaboração do arquivo, navegue estre suas pastas para localizá-lo, clique sobre ele (1) e, por fim, clique em Abrir (2).

04.png


6. De volta à tela Enviar Arquivo, clique em Enviar e aguarde o carregamento das informações. Dependendo do tamanho do arquivo, e da conexão da procuradoria, esse procedimento pode levar alguns minutos.

06.png

Dica

Você pode acompanhar o percentual do envio do arquivo na barra de Status do navegador. Exemplo: Veja, na imagem, no canto inferior esquerdo da tela, o indicativo de evolução de upload do arquivos.

07.png


7. Uma vez concluído o carregamento do arquivo, será exibida em sua tela a mensagem “Operação realizada com sucesso! Arquivo de CDAs enviado!”.

08.png


A partir deste momento, o processo de carregamento no portal está concluído. Aguarde alguns instantes até que a integração importe os arquivos para o aplicativo SAJ Procuradorias e prossiga por dentro do sistema, com os procedimentos de geração de kits e ajuizamento dos processos.

Dica

Acesse o artigo Como retirar relatório de CDAs ajuizadas via portal Saj Cloud? e veja como extrair relatórios acerca das CDAs já ajuizadas, com o número de seus devidos processos judiciais.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Carla Silva Santos
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?