Como insiro o complemento da movimentação no editor de textos no SAJ6?

Versão: 20.3.0-0
Publicação: 16/11/2020

O Complemento da movimentação é uma informação muito importante que pode auxiliar os advogados e as partes do processo a entenderem sobre uma determinada movimentação ocorrida no processo. Com ela, é possível verificar, por exemplo, os dados de uma petição que foi juntada, os dispositivos de certos documentos, entre outras informações que são cruciais para o entendimento do processo.

Como forma de garantir que este campo tão importante seja preenchido, no momento da emissão de um documento que possui movimentação vinculada, foi criado no editor de textos um comando de captura do complemento da movimentação, que, ao ser acionado, preenche automaticamente o referido campo.

Acompanhe a seguir e veja como acionar este comando e preencher automaticamente o complemento da movimentação no editor de textos:

1. Com o sistema aberto no painel de tarefas, localize um processo e clique na atividade Emitir documento para abrir o editor de textos.

ctrl_m01.png

2. Será aberta a janela do editor de textos com a lista de modelos disponíveis no sistema. Selecione uma opção congruente com o documento a ser trabalhado. No exemplo a seguir, iremos selecionar o modelo de Acta.

ctrl_m03.png


3. Para acessar a janela Propiedades, clique no botão Propiedades que se encontra no canto superior direito da tela. É nesta janela que estão disponíveis os campos e informações que devem ser inseridas a respeito da movimentação que será gerada ao emitir o documento selecionado.

ctrl_m04.png

4. Em Propiedades encontram-se os campos Actuación (1), Magistrado (2) e o Complemento de la actuación (3).

ctrl_m05.png

5. Neste material, vamos nos concentrar no campo Complemento de la actuación. Neste campo, pode-se inserir informações pertinentes que agreguem valor à ação realizada no processo, como, por exemplo, a razão pela qual houve a emissão de um determinado documento, nomes envolvidos na ação, etc.

Para incluir um complemento da movimentação de forma automática, utilizando o mouse, basta selecionar um trecho do documento que está sendo elaborado. Ao selecionar qualquer trecho do texto, o sistema apresentará a mensagem Agregar como Complemento de la actuación (CTRL + M).

ctrl_m06.png

6. Após selecionar o trecho e visualizar a mensagem, basta pressionar as teclas CTRL (1) e, logo na sequência, a tela M (2).

teclado.png

7. Observe que, ao pressionar rapidamente as duas teclas, uma seguida da outra, o trecho selecionado será, automaticamente, copiado para o campo Complemento de la actuación.

ctrl_m07.png

8. A partir desse momento foi estabelecido o vínculo entre o editor e o campo Complemento de la actuación, e o trecho vinculado ficará destacado do restante do texto.

ctrl_m08.png

Dicas
  • Ao atualizar o trecho do texto selecionado para complemento da movimentação, o conteúdo do campo será automaticamente atualizado;
  • Alterar a movimentação do documento emitido não ocasiona na perda de vínculo entre o editor e o campo Complemento de la actuación.
  • Ao modificar o texto do campo Complemento de la actuación nas propriedades do documento, o vínculo entre o conteúdo preenchido e o trecho selecionado no editor será perdido, conforme exemplo abaixo:
    ctrl_m09.png

Pronto, neste artigo foi apresentado o que é e como realizar o preenchimento automático do campo Complemento de la actuación apresentado na janela propriedades do editor de textos.

Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Thiago Brito da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?