Como cadastrar informações de pessoas no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.11-22
Publicado em: 30/11/2020  


O cadastro de pessoas no SAJ Procuradorias pode ocorrer de duas formas; direto na tela de cadastro de processos, na guia Partes, onde são incluídos apenas alguns dados da pessoa em questão, ou ainda, por meio da tela de Informações de Pessoas, onde é possível elaborar um cadastro mais complexo e consistente. É por meio desta tela, inclusive, que são criados os cadastros de partes controladas.
 

Veja, neste artigo, como cadastrar uma pessoa no SAJ Procuradorias por meio da tela Informações de pessoas.


1.
Acesse o menu Pessoas e clique na opção Cadastro e Informações de Pessoas

2. Na tela Informações de Pessoas,  clique em Nova Pessoa, no canto inferior esquerdo da tela.

Como_Cadastrar_e_Consultar_informa__es_de_pessoas_no_SAJ_Procuradorias_001.png


3.
Neste momento o sistema exibirá a janela Cadastro de Pessoas. Nela, preencha os campos (1):

  • Nome;
  • Categoria;
  • Tipo: Pessoal Jurídica ou Pessoa Física;
  • Documento Principal;
  • Gênero (em caso de pessoa física);
  • Ramos de Atividade (em caso de pessoa jurídica);
  • E-mail;

4. Uma vez preenchidos os campos, clique em Salvar (2) para prosseguir.

02.png

Observação

O checkbox Pessoa sem documento principal, deve ser utilizado, exclusivamente, para os Cadastros Controlados. Saiba mais sobre as partes controladas no artigo O que são e como funcionam as Partes Controladas no SAJ Procuradorias?


5. Após salvar o cadastro, é possível complementá-lo com endereço e informações adicionais que você julgar relevantes. Para incluir o endereço, por exemplo, clique no botão de Adicionar (1), representado por um sinal de mais no canto direito da tela, e preencha os campos que serão apresentados em seguida (2). Para registrar suas alterações, não se esqueça de clicarem Salvar (3).

03.png

Dica

Uma única pessoa pode ter vários endereços associados (residencial, local de trabalho, etc) . Para isso, basta adicionar as informações e salvá-las. O mesmo se aplica às informações adicionais. Insira no cadastro da pessoa tudo que achar relevante (outros Documentos, telefones, observações, etc).


A
tela de Informações de Pessoas é muito útil para o andamento dos processos de execução fiscal. Por meio dela o procurador pode inserir informações úteis de uma pessoa e compartilhar com outras unidades da Procuradoria para o correto cumprimento do processo. Porém, ela também pode ser utilizada nos processos do Contencioso e Consultivo.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Erenice Oliveira de Lima
Validação: Cristiano da Costa Alves Filho
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?