Como compartilhar modelos de documentos com outros usuários no SAJ MP?

Clientes: MPAC| MPAL| MPAM| MPMS| MPCE| MPSC
Versão: 5.0.1-2 | Publicado em: 26/10/2020

No SAJ MP é possível compartilhar modelos de um usuário a outro, e entre órgãos também. Essa função pode ser bastante explorada para auxiliar um órgão ou colega de trabalho. E o compartilhamento pode ser feito com um modelo seu próprio ou modelo de grupo (usado pela lotação em que você atua). 

 

1. Para compartilhar um modelo, abra o Gerenciador de arquivos.

2. Na abause a aba Pesquisar, onde você pode, por exemplo, escolher pesquisar por documentos ou modelos, procurar por modelos específicos através de palavras chaves, selecionar a data de alteração, entre outros. Utilize os campos e filtros para otimizar sua busca.  

  blobid0.png

3. Clique sobre o modelo desejado com o botão direto do mouse e vá na opção“Compartilhar / Copiar...

  blobid1.png

4. A tela Compartilhamento de Modelos será aberta. Nela, na aba de Usuários (1), você pode escolher se deseja compartilhar com usuários específicos ou com grupos inteiros (Promotorias, órgãos de apoio, entre outros). Para isso, clique no ícone Inserir (Ins) (2) no canto direito da tela.  

blobid2.png

5. Um campo de Consulta será aberto para que você possa pesquisar com quem deseja compartilhar seu documento. Digite o nome da pessoa ou do órgão desejado e clique em TAB no seu teclado.  

blobid3.png

6. Com ajanela de Consulta de Grupos aberta, selecione a opção (1) que deseja e clique em Selecionar (2), ou dê dois cliques sobre a opção para selecioná-la e retornar automaticamente a tela Compartilhamento 

blobid4.png

7. Após isso,no campo Permissão selecione o tipo de permissão que deseja conceder: Somente leitura ou Controle Total (essa opção permitirá o usuário / grupo editar o modelo).  

  blobid5.png

8. Por fim,no campo Prazo de validade (1), selecione por quanto tempo deseja manter o documento compartilhado com o usuário escolhido, sendo o tempo máximo de até 1 ano, e clique em Salvar (2) 

blobid6.png

Dica

Note que o compartilhamento para grupos lê o grupo como aqueles que estão cadastrados na data do compartilhamento. Suponha que hoje você compartilhar um modelo para a 1° PJ da sua comarca e daqui a 15 dias entra um novo estagiário nesse local – nesse caso, seria necessário compartilhar o modelo com o estagiário novo, pois ele não estava cadastrado no sistema naquele local quando o compartilhamento anterior foi realizado.  

Pronto, desta maneira será possível que os usuários compartilhem seus modelos uns com os outros e com isso sejam mais céleres em suas atividades. 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
Igor Nogueira Sarmento do Espírito Santo
Validação:
 Giovany Itamaro
Adequação e revisão: Dariana Farias
Esse artigo foi útil?