Melhorias na tela “Análise de pedidos” de certidão no SAJ SGC Tribunais

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS |TJSP
Versão
: 20.3.0-0 | Publicação: 29/09/2020

O Sistema de Gerenciamento de Certidões, o SAJ SGC, realiza a emissão as certidões solicitadas pelo Portal e-SAJ, por meio do qual o cidadão faz um pedido de certidão, que pode ser Negativa (nada consta) ou Positiva (indica que algum processo foi encontrado para o solicitante). Caso a certidão seja Positiva e o pedido seja enviado para a análise, esse pedido é apresentado no SGC para que esta análise seja realizada e ela, então, possa ser emitida.

O pedido de certidão também pode ser feito diretamente no fórum (via balcão), neste caso o portal não é acessado, somente o SGC.

A análise é realizada pelo Tribunal, dentro do SGC, com o objetivo de verificar se a certidão é mesmo positiva ou negativa. Para que essa análise seja mais assertiva, a partir da versão 20.3.0-0, o sistema passa a apresentar os documentos das partes independente de pessoa física ou jurídica. algumas informações são apresentadas na tela Análise de pedido de certidão.

Atenção

Cada cliente configura conforme sua necessidade, mas, para que os pedidos via portal sejam encaminhados para a análise no SGC, é necessário que os parâmetros estejam configurados conforme abaixo:

No SAJ PG5 ADM, é necessário que o parâmetro PSS 13021 – Pedidos de certidão positiva devem ser analisados esteja com valor S. Ou seja, os pedidos em que o sistema identifica como positivos, são encaminhados para um analisador dentro do SGC.

Caso o parâmetro esteja configurado com valor N e a certidão seja positiva, o pedido de certidão é cancelado e não é enviado para análise.

Acompanhe os passos de acesso a tela e conheça as melhorias realizadas para a análise do pedido de certidão no SAJ SGC:

1. Com o SAJ SGC aberto, clique em Fila e selecione o menu Aguardando Análise.

analise_certidao01.png

2. Na tela Pedidos Aguardando Análise, selecione um pedido da fila.

analise_certidao02.png

3. Após selecioná-lo, clique no botão Analisar. Na sequência, será solicitada que seja confirmada a análise do pedido, clique em Sim.

analise_certidao03.png

4. Na tela Análise de Pedidos, para facilitar e tornar a análise mais assertiva, além das informações relativas aos dados do pedido, nome do requerente, passam a ser apresentados os documentos (CPF, CNPJ, RNE, RG) das partes, indiferente do tipo de pessoa informado no cadastro do pedido.

analise_certidao04.png

Saiba Mais
Para saber mais, leia nosso material sobre o cadastro de certidões de 1o grau: Como cadastrar o pedido de certidões de 1° grau no Portal e-SAJ?

Pronto! O processo de análise de um pedido de certidão começa quando este é cadastrado, no portal ou no próprio SGC. Uma vez cadastrado, o pedido é analisado a partir das informações apresentadas pelo sistema e com as melhorias apresentadas na tela Análise de pedidos, o usuário tem acesso ao documento das partes independente do tipo de pessoa, física ou jurídica.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Khrystianny Leandro Meier
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?