Para que um documento possa ser adicionado aos autos do processo, é preciso primeiro indicar a movimentação atrelada ao documento, para então, fazer sua liberação. Acompanhe, a seguir, como realizar a liberação de documentos na Pasta Digital do sistema.
1. No SAJ PG6, localize o processo e clique no botão "Abrir pasta".
2. Com a Pasta Digital aberta, note que todos os documentos pendentes de liberação encontram-se no canto inferior esquerdo (item 1 da figura).
3. Para liberar um documento pendente, é necessário indicar a sua movimentação no processo. Para isso, clique no ícone () referente às propriedades do documento (item 1 da figura) e selecione a movimentação (item 2 da figura).
Para visualizar o ícone () referente às propriedades do documento é necessário posicionar o cursor do mouse sobre o documento que deseja liberar.
4. Após indicar a movimentação do processo, selecione o documento e clique em uma das opções: “Assinar e liberar”, “Liberar” ou “Assinar”.
5. Selecione o certificado digital e clique em Confirmar.
Pronto! Realizar a liberação de documentos pendentes é muito simples. Mas uma vez que um documento tenha sido liberado, ele não poderá mais ser excluído do processo, apenas será possível anulá-lo e substituí-lo por uma certidão, ou seja, tornando-o sem efeito.
Autoria: Diego Salomão
Validação: Luana de Quadros
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues