Como criar um modelo de documento no SAJ PG6 Tribunais?

Versão: 20.2.0-X | Publicado em: 02/09/2020

Os modelos prontos de documentos facilitam e otimizam a criação de um documento, pois você pode usar um modelo pré-formatado, conforme sua necessidade. Assim, não é necessário criar toda a formação de um documento sempre que for necessária a geração de um, com as mesmas formatações ou com pequenas mudanças.

Neste material, você verá como criar um modelo de documento, alterar o nome, inserir campos de texto, cabeçalho e rodapé, acompanhe a seguir o passo a passo.

1. Para a criação de modelos de documentos, acesse o menu lateral, clicando no ícone representando pelas três barras (localizado, no canto superior à esquerda da tela, item 1 da figura).

01_acessar_menu.png

 

2. Clique na opção Gestão de Modelos: 

01_gestao_de_modelo.png

 

3. O sistema abrirá uma tela com o Editor de textos na parte central e ao lado direito da tela você terá acesso ao campo de busca por arquivos e a listagem de modelos já criados. Clique no botão Novo (localizado no canto superior esquerdo do editor, item 1 da figura). Irá abrir uma nova janela informando que será criado um novo modelo. Clique em Confirmar (item 2 da figura).

01_criar_modelo.png

 

4. Após criado o novo modelo, clique no ícone Modelos blobid0.png para fechar a aba (item 1 da figura). Com o modelo aberto, clique no lápis blobid1.png para habilitar o seu preenchimento e insira o nome do modelo a ser criado (item 2 da figura). Este nome será a identificação tanto para a gestão de modelos quanto para a criação do documento.

02_nome_modelo_documento.png

 

5. Para iniciar a criação do modelo, insira no corpo do texto o conteúdo a ser criado, como no exemplo a seguir: 

03_conteudos_do_documento.png

 

6. Para os campos que dizem respeito a uma informação específica do processo, o sistema possibilita realizar a inclusão de campos de texto, recurso que permite automatizar o preenchimento de um determinado campo no momento da criação de um documento para o processo. Para incluir esses campos no corpo do texto, clique em Inserir e clique na opção Campos de texto (item 1 da figura).

04_inserir_campos_texto.png

 

7. Será aberta uma janela a partir da qual você poderá escolher o campo de texto a ser inserido no modelo de documento. Para isso, selecione o campo relativo à informação que deseja inserir no corpo do texto. Para fechar a janela de Campos de texto, clique no ícone ‘X’ (item 1 da figura).

05_campo_texto.png

Observação
Como é possível reparar, os campos possuem características específicas que permitem diferenciá-los do restante do texto.  

 

8. Insira todos os campos que necessitar de todas as informações específicas do processo, como: número, classe, assunto principal, nome das partes, entre outras informações. Não há um limite de campos a serem inseridos. Além disso, faça também as formatações necessárias, como inclusão de negrito, alinhamento de parágrafos, etc., até chegar ao resultado final desejado. 

06_informacoes_campos_texto.png

 

Saiba mais

Para saber como utilizar a ferramenta de formatação, clique no link a seguir:

Como utilizo as ferramentas de formatação na gestão de modelos no SAJ PG6 Tribunais?

 

9. Após finalizar a criação do texto, insira também o cabeçalho e o rodapé clicando no botão Inserir e selecionar a opção Cabeçalhos e Rodapés (item 1 da figura). O cabeçalho e o rodapé serão ajustados automaticamente no corpo do modelo.

07_abecalho_rodape.png

Dica

Caso haja mais de um cabeçalho cadastrado, o sistema abrirá uma janela com todas as opções disponíveis, basta clicar sobre o modelo desejado. 

 

10. Um passo importante e obrigatório antes da finalização do modelo é o preenchimento dos campos relativos às propriedades do documento, que fica aberto ao lado direito no editor de texto. As propriedades vinculam a categoriamovimentaçãocomplemento da movimentaçãotipo e se requer assinatura (item 1 da figura) de um agente específico ao modelo de documento criado. 

08_campos_obrigatorios.png

Atenção

Importante ressaltar que o Tipo indica se o modelo será Institucional ou somente da Lotação, ou seja:

  • um modelo Institucional: está disponível para ser utilizado por todos os usuários;
  • um modelo do tipo Lotação: estará disponível para ser utilizado apenas pelos usuários da lotação na qual o usuário que criou o modelo está lotado.  

09_tipo_de_lotacao.png

 

11. Após o preenchimento de cada um dos campos das Propriedades do documento, o modelo está pronto e pode ser salvo no sistema. Para isso, clique em Salvar. 

10_salvando_o_modelo.png

Criar e fazer uso dos modelos cadastrados otimiza o trabalho de criação de documentos, proporcionando celeridade e agilidade ao trabalho. Aproveite e utilize mais esse recurso do SAJ PG6. 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Rafael de Oliveira Assunção
Validação: Luana de Quadros
Adequação: Josiele Rozales Ramis | Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?