Como consultar os modelos de documento existentes no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.11-10
Publicado em: 24/08/2020  


Os modelos de documentos são muito utilizados nas procuradorias pois, além de facilitarem a elaboração de novos documentos, servem para padronizar a construção de peças e pareceres emitidos pela instituição. Porém, devido às mudanças de gestão e entendimentos sobre determinados pareceres, faz-se necessária uma constante manutenção desses modelos.

Para dar celeridade a esse procedimento, confira a seguir algumas formas de consultar os modelos de documentos existentes no sistema.

Inicialmente, vale destacar que o sistema SAJ Procuradorias permite a inclusão de dois tipos de modelos:

  • Modelo de documento: modelos cadastrados pelos usuários e que são disponibilizados apenas a aqueles que possuem a mesma lotação do autor responsável pelo cadastro, ficando restrito apenas aos usuários que exercem a mesma função que ele;

  • Modelo de Instituição: modelos elaborados, apenas, por perfis autorizados, e uma vez cadastrados, ficam disponíveis para utilização por todos os usuários da procuradoria.

Veja, agora, como localizar esses modelos no SAJ Procuradorias.
 

1. Uma das formas para consultar os modelos cadastrados é a tela de Cadastro de modelos, onde o sistema exibe todos os modelos vinculados a partir da consulta pela categoria de manifestação.

01.png


2. 
Na tela de Cadastro de Modelos (de documento ou da instituição), clique na lupa (1) ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.

3. Na tela Consulta de Categorias (2), selecione a categoria  (3) de manifestação cujos modelos vinculados deseja consultar e clique em Selecionar (4).

02.png


4. De volta à tela de cadastro de modelos, selecione o modelo (1) desejado e clique em Editar (2), na parte inferior da tela para visualizar seu conteúdo.

03.png


5. Outra opção para consultar os modelos de documentos disponíveis é por meio do seu Gerenciador de Arquivos. Para acessá-lo, clique no meu Arquivo (1), opção Gerenciador de Arquivos (2).

04.png


6. Por padrão, o Gerenciador de Arquivos sempre é aberto com a aba Pastas (1) selecionada. Nela, há diversas pastas na lateral esquerda da tela, onde constam todos os modelos de documentos separados por categorias de manifestação.

Clique sobre a categoria (2) desejada e, na sequência, clique em umas das pastas Modelos da Instituição ou Modelos do Grupo (3) para conferir os modelos cadastros naquela subdivisão.  

05.png


7. Feito isso serão listados todos os modelos de acordo com as seleções realizadas. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos modelos exibidos (1) como resultado e, no menu que se abrirá, clique na opção Editar (2) ou Visualizar Arquivo (3) para conferir o conteúdo do modelo selecionado.

06.png

Observação
  • Vale ressaltar que só serão disponibilizados nos resultados da busca, modelos de documento de acordo as categorias de manifestação vinculadas ao seu perfil, ou seja, caso não tenha vinculada ao seu perfil, por exemplo, a categoria de Recurso Extraordinário, os modelos de documento dessa categoria não serão exibidos entre os resultados sua pesquisa.

  • Para ter acesso a modelos de categorias não vinculadas ao seu perfil, solicite ao administrador do sistema a devida liberação.


8. Ainda existe uma terceira opção de consulta de modelos, utilizando os diversos filtros do Gerenciador de Arquivos. Para isso, acesse a aba Pesquisar (1).

9. Com a aba de pesquisa aberta, selecione a opção Modelos no campo Pesquisar por (2), e na sequência, preencha os demais campos de acordo com seus critérios de busca. 

10. Observe que, clicando em Opções adicionais de pesquisa (3) novas opções de filtro são liberadas para que você refine ainda mais sua pesquisa. Neste exemplo foi utilizado o campo Usuário de Criação para localizar todos os modelos criados pelo usuário determinado.

11. Uma vez preenchidos os campos desejados como filtro, clique em Consultar (4) e o sistema trará como resultado os modelos que se encaixam nos filtros indicados.

07.png


Pronto! Viu como é fácil localizar os modelos de documentos e/ou instituição disponíveis no sistema SAJ Procuradorias? Com essas funcionalidades, você poderá consultar, editar, excluir ou até mesmo criar novos modelos a partir de outros já existentes.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Maurício Martins
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?