FAQ - Como funciona o Painel de Tarefas da promotoria criminal do SAJ6 MP?

Cliente: MPMS
Versão: 6 | Publicado em: 21/09/2020

O SAJ passou por estudos de usabilidade e agora você tem uma interface mais intuitiva e agradável de trabalhar. Como você irá perceber, o sistema de filas de trabalho dará espaço para o uso de cards. Além disso, a nova tecnologia empregada irá permitir acesso muito mais rápido às informações que você precisa diariamente.

E criamos este material para que você conheça um pouquinho do que o SAJ6 MP tem a oferecer. Aproveite!

Mas, e como pesquisar aqui na FAQ? Utilize as teclas Ctrl + F do seu teclado e, na parte superior direita da sua tela, um campo de pesquisa será disponibilizado. Nele, digite palavras chaves para encontrar os conteúdos.

Para facilitar ainda mais, criamos uma lista de Hashtags que você pode utilizar para buscar por temas, sendo elas:

  • #Lotação
  • #Movimentação
  • #PastaDigital
  • #Peticionamento
  • #Vista
  • #Prazo
  • #Etiqueta
  • #Documentos
  • #Remessa
1. Como fazer login no SAJ6? #Lotação

Para se logar no SAJ6, basta usar o mesmo usuário e senha utilizados no SAJ5, e o sistema se logará na lotação principal do seu usuário. 

 

2. Como saber em qual lotação estou logado? #Lotação

Clique no Menu do Usuário, que será representado pelas iniciais de seu nome, exemplo, Pedro Santos, PS menu_usuarioo.png. A lotação que estiver no campo Alterar usuário é a qual você está logado. 

 

3. Como faço para trocar ou alternar de lotação? #Lotação

Clique no Menu do Usuário menu_usuarioo.png e então clique no campo Alterar usuário para exibir as demais lotações e escolher em qual deseja logar.

 

4. O que é um card de intimação? #Movimentação 

Cada card corresponde a uma intimação recebida. Os cards são divididos em 3 partes contendo as principais informações do procedimento, como: número do processo, partes, classe, assunto, entre outras. 

 

5. Porque alguns cards ficam agrupados? #Movimentação 

Para otimizar sua visualização dos cards eles podem ficar agrupados em alguns blocos, sendo eles: prazo não informado, peticionamento com falha, documentos para peticionar, documentos para revisar, documentos para corrigir, e falha no recebimento da intimação do TJ, sendo visíveis de acordo com o perfil do usuário. 

 

6. Como faço para pesquisar um card? #Movimentação

Na parte superior do Painel de Tarefas há um campo para Pesquisa pesquisa.png, nele você consegue pesquisar os cards pelo número do processo. Você pode digitar o número completo, ou uma combinação de no mínimo três dígitos. A pesquisa é válida tanto para número formatado (com pontuação) quanto números sem formatação. 

 

7. Como acessar os documentos da Pasta Digital do TJ? #Pasta

No card de intimações clique no ícone Pasta Digital pasta_digitalyx.png e o sistera irá direcionar para a pasta digital do TJ referente ao processo do card de intimação em questão. 

 

8. Onde visualizo os cards que saíram do Painel de Tarefas? #Movimentação

Após realizar alguma ação com o documento que está sendo elaborado, por exemplo, devolvepara revisão, enviar para peticionamento” ou “peticionar, o card de intimação sairá do Painel de Tarefas e irá para a tela de Feitos, localizada no canto inferior esquerdo do painel. 

 

9. Como saber se a petição foi enviada com sucesso? #Peticionamento

Ao solicitar um peticionamento, o card de intimações se mantém no Painel de Tarefas com uma indicação “Em processamento”. Quando o TJ devolver o número do protocolo, o card é atualizado, remove a informação “Em processamento” e move o card para o agrupamento “Peticionado na tela de Feitos. 

 

10. Como faço para peticionar um documento? #Peticionamento

Os documentos a serem peticionados, encontram-se no agrupamento Documentos para peticionar, visível apenas ao usuário com perfil de promotor, no Painel de Tarefas. Porém, ele pode ser visto por qualquer usuário do sistema na tela de Feitos. Ao acessar um documento que esteja nesse agrupamento, é possível revisá-lo e preencher as propriedades, assinatura e solicitar o peticionamento. 

 

11. Como dar ciência de um card de intimação? #Vista

Além das maneiras de recebimento automático no vencimento da carência, é possível dar a ciência de uma intimação manualmente. No card de intimações, no menu Mais opçõesmais_op__ess.png, no canto superior direito, clique em “Receber intimação. Ao selecionar essa opção, é iniciado o processamento do recebimento, o card recebe a tarja Em recebimento”. Ao ser efetivado, o card recebe a tarja Recebido

 

12. Como saber se o card teve sua ciência confirmada? #Vista

Os cards que já tiverem sua ciência recebida conterão a tag recebido.png, os cards que estiverem em processo de recebimento conterão a tag “Em recebimento. 

 

13. Qual o prazo de vencimento da carência do card de intimação? #Vista

Nos cards que não tiverem a tag “Recebido”, a data apresentada no canto superior esquerdo, será a data que corresponde ao vencimento da carência. 

 

14. Qual o prazo de vencimento da manifestação? #Prazo

Os cards que tiverem a tag “Recebido”, a data apresentada no canto superior esquerdo, é a data de vencimento da manifestação. Para cards que não possuam data de manifestação informada pelo TJ, aparecerá a informação “Recebido há X dias”, onde X é a diferença da quantidade de dias da data atual e a data a qual ela foi recebida. 

 

15. O que significa a tag “Em recebimento”? #Vista

Os cards que possuírem a tag Em recebimento”, são os cards que estão em processo de recebimento de intimação. 

 

16. O que significa a tag “Recebido”? #Vista

Os cards que possuírem a tag recebido.png, significam que já houve a confirmação da ciência da intimação. 

 

17. O que significa a informação “Recebido há X dias”? #Prazo

São cards que já tiveram a ciência da intimação, porém o TJ não informou o prazo do vencimento da manifestação no teor do ato, sendo assim é evidenciado no card há quanto tempo o mesmo foi recebido, aparecendo a informação “Recebido há X dias”, onde X é a diferença da quantidade de dias da data atual e a data a qual ela foi recebida. 

 

18. O que significa a tag “Vencido”? #Prazo

Os cards que houveram a confirmação da ciência da intimação, e o prazo de manifestação venceu, então é apresentado o tag Vencido” e a data informada no card é a data de vencimento da manifestação

 

19. Como criar uma etiqueta sem regra? #Etiqueta

Para criar uma Etiqueta basta clicar em “Criar etiqueta” no menu lateral, escolher um nome para ela, selecionar uma cor e criar etiqueta. Pronto, sua etiqueta está criada para a lotação logada.

 

20. Como filtrar os cards de uma determinada etiqueta? #Etiqueta

Para filtrar uma Etiqueta basta clicar em cima dela no menu lateral e então será filtrado todos os cards que contiverem a etiqueta filtrada. 

 

21. Como criar uma etiqueta com regra? #Etiqueta

Para criar uma Etiqueta basta clicar em “Criar etiqueta” no menu lateral, escolher um nome para etiqueta, selecionar uma cor, clicar em “Adicionar filtro”. Lá você escolhe a informação e o valor que ela deve conter para receber a etiqueta de forma automática e criar etiqueta. Pronto, sua etiqueta com regra está criada para a lotação logada.

 

22. Como excluir uma etiqueta do painel? #Etiqueta

Para excluir uma etiqueta é necessário clicar no ícone de Editar EDITAR.png e clicar em “Excluir etiqueta”. A etiqueta será excluída do painel da promotoria logada.

Atenção, ela será excluída de todos os cards que estiverem etiquetados. 

 

23. Como desvincular (excluir) uma etiqueta do card? #Etiqueta

Para desvincular/excluir uma etiqueta vinculada ao card, basta clicar no ícone referente as etiquetas no card e clicar no nome da etiqueta a ser excluída.

ATENÇÃO: Caso a etiqueta excluída contenha regras, a mesma será desvinculada ao card, porém será etiquetada novamente, se o card atender as regras configuradas. 

 

24. Como vincular (incluir) uma etiqueta manual a um card? #Etiqueta

No card, ao clicar no ícone de Adicionar Etiqueta adicionar_etiqueta.pngno canto superior da sessão de atividade. Serão listadas todas as etiquetas e, ao selecionar uma delas, a mesma será vinculada/incluída ao card.

 

25. Como pesquisar um card que acabei de movimentar? #Movimentação

No canto inferior esquerdo do painel, há o menu Feitos, lá estão os cards que foram movimentados. Por padrão são listados os cards que foram “feitos” na data corrente, e é possível realizar buscas através da data, número do processo ou por etiquetas. 

 

26. Como emitir um documento referente ao card de intimação? #Documento

No card há um botão chamado INICIAR. Clique nele para abrir o emissor de expedientes, onde o documento poderá ser elaborado. 

 

27. O que significa o botão "Continuar"? #Documento

Quando houver o botão CONTINUAR no card, significa que já foi iniciado um documento referente aquele card de intimação, e ele ainda está em fase de elaboração. 

 

28. O que significa o botão "Reenviar"? #Peticionamento

Quando houver o botão REENVIAR no card, significa que houve alguma falha ao solicitar o peticionamento, como por exemplo, falha na comunicação com o TJ, e então é permitido o reenvio do mesmo. 

 

29. Como criar um modelo de documento? #Documento

No Painel de Tarefas, no canto superior esquerdo clique no menu geral do painel menu_painel.png, para exibir as opções: Painel de tarefas e Gestão de Modelos. Clique em Gestão de Modelos e então em Criar novo modelo. 

 

30. Como remeter um processo? #Remessa

No card de intimações, clique no menu Mais opçõesmais_op__ess.png, localizado no canto superior direito, e então clique na opção “Remeter processo” para iniciar o processamento da remessa. O card receberá a informação “Ag. Processamento” e, ao ser efetivada a remessa, o card receberá a informação “Remetido por”, já na lotação de destino. 

Agora você tem a possibilidade de otimizar ainda mais o seu trabalho com a utilização do Painel de Tarefas do SAJ6. Aproveite!

Saiba mais

Conheça mais detalhadamente cada uma destas funcionalidades do Painel de Tarefas, acesse o artigo Conheça o novo Painel de Tarefas do SAJ6 MP!

 

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria:
Telma Tanizaka
Validação:
Jeimyson de Oliveira Souza
Adequação e revisão: Dariana Farias
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