Como realizar a configuração para a gravação de audiência remota/virtual no SAJ Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Publicado em: 27/07/2020

 

Você sabia que as audiências também podem ser realizadas no formato remoto (virtual)? Para que o SAJ possa inserir nos autos corretamente, devemos seguir algumas etapas.

Observação

Para a captura e conversão automática do vídeo gravado, utilizaremos o aplicativo SplitCam, já utilizado nas Gravações de Audiências no SAJ. 

Clique no link para instalar o aplicativo: Aplicativo SplitCam

 

Acompanhe neste artigo como realizar a Gravação de Audiências virtuais no SAJ Tribunais. 

1. Após realizada a instalação do SplitCam, abra o aplicativo, clique no botão "+" (item 1 da figura) e, em seguida, clique em Share Screen” (item 2 da figura). Esta opção faz com que toda a tela seja apresentada como imagem de Webcam. 

01_tela_splitcam_op__o_sharescreen.png

 

2. Certifique-se que a câmera está ativada (ligada), ou seja, o ícone da câmera deve estar em vermelho (item 1 da figura). Se não estiver, basta clicar no ícone para ativá-la.

02_icone_grava__o.png

 

Atenção

É necessário agendar uma sala para poder realizar a audiência. Você pode utilizar o Teams, Zoom, Webex ou Google Meet. 

Utilizaremos o Teams para exemplificar o agendamento da reunião. 

 

3. Com o Teams aberto, você pode realizar o agendamento pela opção “Calendário” da aplicação “Microsoft Teams” (item 1 da figura), pelo ícone "Nova Reunião" (item 2 da figura). Imagem abaixo demonstra o agendamento de reunião sendo realizado pelo “Teams”.  

05_tela_agendamento_reuni_o_Teams.png

 

4. Insira os endereços de e-mail dos participantes (item 1 da figura), como por exemplo: Magistrado, funcionários indicados pelo Magistrado, MP, Parte, Advogado, Defensoria Pública, Entrevistado, Setor Técnico, dentre outros. Informe a data, horário (item 2 da figura) e demais detalhes (como o título e a mensagem), em seguida clique no botão "Salvar" (item 3 da figura).

06_dados_do_agendamento.png

5. Os participantes receberão um e-mail com os dados da audiência. Clique no link "Ingressar em Reunião do Microsoft Teams" apresentado no teor da mensagem (item 1 da figura) para acessar a sala do “Teams”.

07_dados_de_ingresso_da_reuniao.png

 

Observação

Após encaminhar a mensagem, todos que tiverem o link poderão acessar a sala e participar. O acesso poderá ser pelo navegador de Internet pela aplicação web “Microsoft Teams” de qualquer computador, ou pelo aplicativo “Microsoft Teams” no smartphone. 

6. Clique no link para ingressar na sala. Na opção ”Configuração Personaliza...” (item 1 da figura), selecione a entrada de áudio, microfone que será utilizado e a saída de áudio. A saída de áudio deverá ser auto-falante, caixa de som e o microfone deverá captar também esta saída. Clique em Ingressar agora (item 2 da figura). 

05_ingressar_teams.png

Pronto! Agora sim, chegou o momento de iniciar a audiência e gravá-la! 

Observação

Para gravar a audiência no SAJ, é necessário criar um documento “Termo de Audiência” no processo. 

 

7. Na tela inicial do sistema SAJ PG, há dois caminhos:

7.1 O primeiro deles é clicando no menu Andamento, opção Pauta de Audiências da Sala. 

08_tela_inicial_SAJ.png

7.2 Pelo segundo caminho acesse o Fluxo de Trabalho, na fila Ag. Audiências, clique no botão Emitir Termo de Audiência. 
 09_fluxo_de_trabalho_emitir_termo_audi_ncia.png

 

8. O Editor de Texto será aberto. Clique no botão com símbolo de “Gravador” (item 1 da figura) ou utilize as teclas de atalho “Shift” + “CTRL” + “F9”. No “Painel Auxiliar” (item 2 da figura), clique com o botão direito do mouse no ícone do “Interlocutor” (item 3 da figura) e selecione a opção “SplitCam Video Driver” (item 4 da figura). 

10_painel_auxiliar.png 

9. Selecione o “interlocutor” (item 1 da figura), verifique se o microfone (item 2 da figura) está selecionado e inicie a gravação clicando no botão vermelho (item 3 da figura).

11_iniciar_a_grava__o.png 

 

Dica

O “SplitCam” foi configurado para capturar a sua tela, para melhor visualização da imagem das câmeras, “maximize” a ferramenta que foi escolhida: Teams, Zoom, Webex, Google Meet. 

 

10. Chegou o momento de finalizar a gravação. Clique no botão “Pausar” (item 1 da figura) ou “Encerrar gravação” (item 2 da figura) .   

 12_encerrar_a_grava__o.png

  

Observação

O arquivo da gravação fica disponível apenas em seu computador. Somente após finalizar o documento, o arquivo estará vinculado ao processo no SAJ. 

Pronto, agora você possui todas as informações necessárias para realizar uma gravação de audiência remota. 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Fernando Aparecido da Cruz
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?