Como utilizo o leitor de QR para verificar a autenticidade de documentos no SAJ/PG5?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP 
Versão
: 20.2.0-0 | Publicação: 16/07/2020

Neste artigo você acompanhará como utilizar um leitor de QR code para verificar a autenticidade de documentos na tela Visualização de Autos.

Atualmente, no SAJ/PG5, caso um usuário queira saber se um documento emitido pelo tribunal é ou não autêntico, é possível acessar a URL que consta na tarja lateral junto com a assinatura digital presente na peça.

Entretanto, este procedimento é trabalhoso, devido aos caracteres que precisam ser digitados. Além disso, pessoas com baixa visão podem ter dificuldades de enxergar esse endereço. Logo, para promover mais praticidade, foi implementada a leitura de QR code. Veja a seguir como utilizá-la:

1. Para utilizar essa funcionalidade é necessário um celular com um aplicativo para leitura de QR code instalado. Com esse pré-requisito atendido, acesse o documento que você deseja autenticar na tela Visualização de Autos.

Observação
O QR code é exibido na Visualização de Autos do SAJ/PG5 e do e-SAJ.

qrcode.png

2. Com o aplicativo de leitura ativado no celular, faça o escaneamento do código presente no documento.

3. O local em que o código é exibido pode ser configurado no SAJ/PG5 ADM em seis posições diferentes, por meio do parâmetro de configuração Parâmetro da posição do QR code no documento emitido e digitalizado.

qrcode.png

Muito bem! Agora, o aplicativo traduzirá o QR code para a URL respectiva, abrindo diretamente no documento autêntico no site do tribunal.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Silvana dos Reis Pareto
Adequação e revisão: Bruno Calvi Lorenzzoni 

Esse artigo foi útil?