Como configuro uma classe de petição intermediária para não realizar o cadastramento automático no SAJ SG ADM Tribunais?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão
: 20.2.0-0 | Publicação: 10/07/2020

O SAJ/SG5ADM, a partir da versão 20.2.0.0, passou a permitir a configuração de classes de petições, para que as petições intermediárias protocoladas com estas classes não realizem o cadastro automático.

Com esta alteração, a rotina de importação de petições intermediárias verifica se há alguma classe configurada no parâmetro. Se houver configuração, as petições com as classes configuradas permanecerão aguardando cadastro manual, caso contrário serão cadastradas automaticamente, como já acontece atualmente.

Veja a seguir como realizar as configurações necessárias do parâmetro no sistema.

1. No SG5ADM, acesse o menu Parâmetro(1), e clique na opção Configuração(2).

config01.png

2. Na tela Configuração de Parâmetros, preencha o campo Instalação(1) com o foro desejado. Em seguida, no campo Código(2), informe o código do Parâmetro 58774 - IMPORTAÇÃO: Classes sem cadastramento automático de petições intermediárias, e no campo Valor(3), indique as classes que deseja configurar para que não seja realizado o cadastro automático da petição. Finalize esta etapa clicando em Salvar(4).

config02.png

Atenção
Caso o parâmetro esteja vazio, todas as classes serão consideradas para cadastramento automático de acordo com o comportamento atual do sistema.
Perceba que somente serão permitidas as classes que NÃO são categorizadas como Recurso de 2º grau.

Pronto! Realizar a configuração de parâmetros é algo bastante simples, mas é primordial que seja feito corretamente, pois qualquer informação selecionada erroneamente ou um parâmetro desconfigurado pode causar comportamentos inesperados do sistema.

Atenção
Para que as petições possam ser importadas, é necessário configurar a rotina de verificação das pendências, um procedimento também importante que precisa ocorrer da forma esperada. A verificação pode ser automática ou manual, leia nossos materiais e veja como configurar as rotinas: Como configuro uma rotina de verificação automática de pendências no Agendador de tarefas do SAJ?Como configuro uma rotina de verificação manual de pendências no Agendador de tarefas do SAJ?

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Janayna Viese Moura | Validação: Felipe Flores da Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?