Como consultar o rito de um processo no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.10-42
Publicado em: 02/07/2020 

 
Um processo, quando iniciado, pode seguir o rito comum ou de juizado especial. Quando segue o rito comum, seus prazos são calculados tomando como base, apenas, dias úteis. Já quando segue o rito de juizado especial, seus prazos consideram dias corridos. Por isso, para o cumprimento acertado dos prazos de todos os processos, em algumas situações faz-se necessário consultar o rito do processo, seja para a correção ou apenas para ciência.

Confira, neste artigo, como identificar o rito de um processo no SAJ Procuradorias.


1. Na tela principal do sistema SAJ Procuradorias, acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.  

Observação

Também é possível abrir a janela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais por meio de sua Agenda ou Fluxo de Trabalho, clicando com o botão direito sobre a pendência desejada, e em seguida na opção Cadastro de Processo.  


2. Na janela de Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, informe no campo Nosso Nº ou o Outro Nº o número do processo desejado e aguarde o carregamento automático das informações.

1.png


3. Uma vez carregadas as informações, mantenha-se na aba Dados Principais (1).

4. No canto direito da tela, localize o campo Rito (2) e observe qual a opção marcada; Comum ou Juizado Especial.

2.png


Após a consulta do Rito processual será possível seguir com as tratativas cabíveis.

Observação

Vale ressaltar que o rito do processo é definido pelo Juiz e inserido no cadastro do processo automaticamente (em caso de integração com o Tribunal), ou pela central de cadastro (caso seja um processo físico). É possível, porém, em raras ocasiões, a necessidade de alteração desta informação. Nesses casos, procure a equipe de suporte ao sistema.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Nicoli Cristina Nascimento Camargo 
Validação: Cristiano da Costa Alves Filho
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?