Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias? Parte 1 - Gabinete

Versão do sistema:  5.2.10-14
Publicado em:  01/06/2020


Após tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no modulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.

Esse procedimento é dividido em 3 etapas e, uma vez cada uma delas é realizada em momentos distintos, e por pessoas diferentes, existem materiais de orientação para cada etapa:

  1. Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem (conteúdo deste artigo);
  2. Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão; e
  3. Digitalização do comprovante de remessa.

Confira, neste artigo, os procedimentos de elaboração dos documentos de remessa do processo ao órgão de origem.


1. Em seu Fluxo de trabalho, selecione o fluxo Consultivo (1) e, em seguida, localize a fila Devolução órgão de origem (2) no subfluxo Parecer/Manifestação (3).

1.png


2. A fila de trabalho em questão dispõe de várias atividades. Selecione o processo a ser devolvido e, em seguida, clique na atividade Elaborar Ofício para devolução.

Observação
  • Vale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
  • Dependendo do tamanho de sua tela, a atividade desejada pode estar oculta na barra de atividades. Porém, basta clicar no botão com desenho de 3 potinhos (3) ao final da barra, no canto direito da tela, e as atividades ocultas serão exibidas em um pequeno menu no lado direito da tela.


2.png


3. Neste momento o sistema exibirá a tela de Emissão de Documentos com a Categoria  Ofício ao Órgão Consulente (1) já selecionada. Para escolher o modelo de documento clicando na lupa (2) disponível ao lado do campo.

3.png


4. Na tela Consulta de Modelos de Documentos, selecione o modelo desejado e clique em Selecionar, no canto inferior esquerdo da tela.

4.png


5. De volta a tela de Emissão de Documentos, confira os dados do processo e clique em Editar.

5.png


6. O sistema exibirá, no Editor de Textos, o modelo selecionado. Realize no mesmo as devidas alterações e, por fim, clique em Finalizar, na barra de ferramenta à esquerda da tela. 

6.png


7. Na tela de Finalização de documentos, caso haja a necessidade de assinar o documento marque a opção Assinar eletronicamente (1) e clique em Finalizar (2).

7.png


8. A seguir, será exibida uma janela para que você indique o certificado a ser utilizado. Selecione o certificado desejado (1), clique em Selecionar (2) e digite a senha da assinatura digital (3).  

 8.png

 

Após a finalização e assinatura digital do documento, o Editor de textos será fechado automaticamente
e o usuário voltará a visualizar o fluxo de trabalho. O processo, por sua vez será encaminhado ao fluxo de saída da central de cadastro para juntada dos documentos , impressão e encaminhamento ao órgão de origem.

Para acompanhar a remessa, consulte o fluxo da central de cadastro ou peça informações diretamente ao setor.

Saiba mais

É possível, ainda, realizar uma consulta de cargas para identificar se o processo já foi enviado.

Veja como realizar essa consulta no artigo: Como consulto cargas no SAJ Procuradorias?

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Marcos André Ribeiro Gomes e Gabriel Speck de Souza
Validação: Kenneth Anderson Cavalcante da Costa
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?