Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias? Parte 2 - Central de Cadastro: impressão e envio dos documentos ao órgão

Versão do sistema:  5.2.10-14
Publicado em:  28/05/2020


Após tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no modulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.

Esse procedimento é dividido em 3 etapas e, uma vez cada uma delas é realizada em momentos distintos, e por pessoas diferentes, existem materiais de orientação para cada etapa:

  1. Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem;
  2. Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão (conteúdo deste artigo); e
  3. Digitalização do comprovante de remessa.

Confira, neste artigo, os procedimentos de Impressão dos documentos e envio ao respectivo órgão.


1. Em seu Fluxo de trabalho, selecione o fluxo Consultivo (1) e, em seguida, localize a fila Imprimir para devolução (3) no subfluxo de Processos (2).

2. A fila de trabalho em questão dispõe de 2 atividades: Imprimir documentos e Confirmar impressão. Selecione o processo desejado (4) e clique em Imprimir documentos (5).

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3. Neste momento o sistema exibirá a janela Confirmação de impressão. Clique em Sim para confirmar.  

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4. Caso necessário, configure a impressora que será utilizada clicando no botão Impressora (1) e, em seguida, clique em OK (2).

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Observação

Vale lembrar que, para enviar os documentos em PDF, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos arquivos no tipo PDF.

Porém, caso o documento precise ser enviado impresso e fisicamente para o órgão de origem, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos documentos. 

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5.  Feito isso, as peças elaboradas pelo Procurador e pela Chefia de gabinete (parecer/manifestação e despacho de homologação pelo Subprocurador-Geral) serão impressas e também disponibilizadas na pasta digital do processo.

Para dar seguimento à devolução ao órgão de origem, mantenha o processo selecionado (1) e clique em Confirmar impressão (2).

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Essa ação direcionará o processo à próxima fila do fluxo, Remeter ao Órgão de Origem (1), que conta com duas atividades:

  • Remessa ao Órgão de Origem: que reenvia o processo para órgão de cadastro; e
  • Remessa a Outro Órgão: que envia o processo para outro órgão, diferente do responsável pelo cadastro.

6. Localize e selecione o processo desejado (2), e clique em Remessa ao Órgão de Origem (3). 

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7. Ao clicar na atividade de Remessa ao Órgão de Origem, será exibida a tela Remessa normal. Nela, localize os campo Nosso Nº ou Outro Nº (1), informe o número do processo a ser remetido e o complemento de sua remessa (2). Em seguida clique em Adicionar (3). 

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Observação

Caso haja mais de um processo a ser remetido ao órgão de origem, repita o procedimento do passo 7 até ter incluído todos os processos desejados na remessa. 

 

8. Uma vez adicionado o processo (1), clique em Remeter (2).

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9. Na tela de Confirmação, informe a sua senha (1) e clique em Confirmar (2). 

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10. Na sequência o sistema exibirá o Comprovante de remessa.  Clique em imprimir para salvá-lo em seu computador. 

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11. Neste momento o sistema exibirá uma janela do seu sistema operacional para que você indique o local onde deseja salvar o comprovante. Selecione a pasta em que deseja armazená-lo e clique em Salvar.

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Pronto, o processo foi remetido ao órgão de origem e o comprovante da remessa encontra-se salvo em seu computador. 
 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Marcos André Ribeiro Gomes e Gabriel Speck de Souza
Validação: Kenneth Anderson Cavalcante da Costa
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

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