Como excluir da pasta digital documentos elaborados dentro do SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.10-21
Publicado em:  25/05/2020


A Pasta digital do SAJ Procuradorias é a funcionalidade que reúne todos os documentos relativos a um processo. Pode conter sua versão física digitalizada em PDF, documentos elaborados com o auxílio do editor de texto do sistema, tais como Petições, Ofícios, e etc. 

Caso algum documento seja inserido equivocadamente, ou elaborado de forma errônea, existe a possibilidade de exclusão do mesmo da pasta do processo.  Esse procedimento, porém, depende da forma que o documento foi inserido na pasta digital, ou seja, se for um documento externo ou um documento elaborado no sistema, utilizando o Editor de Textos do SAJ Procuradorias. 

Veja, neste artigo, como realizar a exclusão de um documento elaborado no SAJ Procuradorias, por meio do Editor de Textos


1. Acess
e o menu Arquivo e clique na opção Gerenciador de Arquivos. 

2. Caso a guia de Pesquisa não esteja aberta em seu Gerenciador de Arquivosclique em Pesquisar. Caso já esteja, siga para o passo 2 deste tutorial. 

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3. 
Na guia de Pesquisa, selecione a opção Documentos no campo Pesquisar por (1), informe o número do processo desejado no campo Nosso Nº. ou Outro Nº (2) e , para concluir, clique em Consultar (3).

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Observação

Se houver mais de uma árvore no processo, oi sistema apresentará uma janela a direita para selecionar em qual incidente do processo o documento foi criado.


4. Neste momento o Gerenciador de Arquivos exibirá, no no centro da tela, todos os documentos elaborados e finalizados no processo selecionado. Localize o documento desejado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e, em seguida, clique na opção Excluir ou Tornar sem efeito (2).

  • A opção Excluir só estará disponível para o usuário que elaborou o documento em questão, e se usada esta opção, a exclusão é irreversível, não sendo possível resgatar o documento posteriormente, se necessário.
  • Já a opção Tornar sem efeito estará disponível para qualquer usuário que tenha as permissões necessárias. Esta opção é reversível, ou seja, caso necessite, é possível resgatar o documento, entrando em contato com um administrador do sistema.

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Observação

A operação de exclusão de documentos depende de permissão configurada. Logo, caso a opção de Excluir ou Tornar sem efeito não esteja habilitada, procure o administrador do sistema  para verificar se você possui a permissão necessária. 


5. Uma vez selecionada a opção, o sistema exibirá uma tela de confirmação do procedimento escolhido. Informe, nos campos indicados, sua senha (1) e o motivo da operação (2) e conclua clicando em Confirmar (3), no canto inferior esquerdo da janela.

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Pronto! Após a confirmação, o documento indicado será apresentado em vermelho nesta tela, e não será mais apresentado na Pasta Digital do processo.

Saiba mais

Vale destacar que o procedimento descrito neste artigo se aplica apenas aos documentos elaborados no sistema, utilizando o Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Para excluir ou tornar sem efeito documentos externos, que foram inseridos no sistema a partir de um PDF ou Digitalizados, consulte o artigo: Como excluir um documento digitalizado da pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Erenice Olveira de Lima
Validação: Victor Augusto Paladini Martins
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

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