Como criar e utilizar um Modelo Dependente no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.2.10-21
Publicado em: 21/05/2020


Os modelos dependentes têm como função alimentar outros modelos com informações previamente configuradas e automatizadas. Para que fique mais claro, imagine a elaboração de um documento para um processo, e que no mesmo seja necessário listar todas as CDAs relacionadas. É possível, nesse caso, inserir uma tabela e alimentá-la manualmente com o número, a situação e o valor de cada CDA, mas seria muito mais fácil se o sistema pudesse inserir essas informações automaticamente, não é mesmo? 
 
Um outro exemplo de aplicação dos modelos dependentes seria a inserção de artigos de lei na íntegra quando necessário citá-los em alguma lide, mas os mesmos têm tantos caracteres que não se encaixam nas características do Autotexto. É possível, então, criar um modelo dependente com o texto do artigo que deve ser citado, e inserir este dependente na elaboração do modelo que será utilizado futuramente. O texto do modelo dependente será inserido automaticamente no modelo ora em elaboração e replicado em todas as vezes que o modelo for utilizado. 
 
Uma vez entendido o que são modelos dependentes e como eles podem agilizar sua rotina na elaboração de documentos, confira neste tutorial ao orientações para criá-los e utilizá-los. 
 
Inicialmente, veja como elaborar o modelo dependente.

1. Acesse o menu Arquivo e clique na opção Cadastro de Modelos de Instituição  ou Cadastro de Modelos de Documentos (caso seja um modelo individual).

2. Na tela Cadastro de Modelos de Instituição, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para selecionar a categoria em que será criado o modelo dependente.

3. Na Janela de Consulta de Categorias (2), selecione a categoria desejada (3) e clique em Selecionar (4).

1.png


4. De volta à tela de Cadastro de Modelos de Instituição, clique emNovo. 

2_.png


5. Na sequência, informe o nome do modelo (1) e clique em Salvar (2). 

3.png


Neste momento o sistema abrirá, no Editor de Textos do SAJ Procuradorias, o modelo recém-criado. 

Observação

Será ilustrada, neste material, a criação de um modelo dependente para listagem de CDAs. Para tanto, sugere-se a inserção de uma tabela. Caso, no modelo dependente criado por você, não seja necessária a inserção de tabelas, avance para o passo 6. 


6. Acesse o menu Tabela (1) e clique na opção Desenhar Tabela (2). 

4.png


7. Na janela Inserir Tabela, informe as configurações de sua tabela (1), sendo 1 linha e N colunas, sendo N a quantidade de informações que o você deseja que sejam apresentadas no documento (Neste exemplo, será inserida uma tabela com 3 colunas e 1 linha. Por fim, clique em OK (2). 

5.png

 
8. A tabela será inserida em seu documento. Em cada uma das células, adicione as partículas referentes às informações que deseja inserir no modelo dependente. 

Dica

Para saber mais sobre a inclusão de partículas de preenchimento automático, acesse o artigo Como aplicar e remover partículas de preenchimento automático em um modelo de documento no SAJ Procuradorias? 


6.png


9. Caso necessário, insira informações adicionais e, por fim, clique em Salvar (botão representado pelo desenho de um disquete na barra superior de ferramentas) para concluir o modelo dependente.  

7.png

 

Dica

É possível salvar as alterações no documento, também, acessando o meu Arquivo e clicando na opção Salvar. 

 

10. Na sequência, feche o Editor de Textos.

Pronto, seu modelo dependente foi concluído!


Agora veja agora como utilizá-lo na elaboração de outros modelos.

11. Na tela inicial do SAJ Procuradorias, acesse o menu Arquivo e clique na opção Cadastro de modelos de Instituição ou Cadastro de Modelos de Documentos (caso seja um modelo individual).

12. Na tela Cadastro de Modelos de Instituição, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para selecionar a categoria em que será criado o modelo dependente.

13. Na Janela de Consulta de Categorias (2), selecione a categoria desejada (3) e clique em Selecionar (4).

8.png


14. De volta à tela de Cadastro de Modelos de Instituição, clique em Novo.

9.png


15. Na sequência, informe o nome do modelo (1) e clique em Salvar (2).

10.png


Novamente, o Editor de textos exibirá o modelo recém-criado; desta vez, o modelo a ser replicado na elaboração de documentos para os processos de atuação do procurador.

16. Formate-o e adicione todos os dados que devem constituir o modelo principal (1).

17. Insira uma tabela do mesmo tamanho da tabela do modelo dependente e insira os títulos de cada coluna (2).

14.png


18. Logo abaixo da tabela, insira a partícula Modelo Dependente.

15.png


19. Neste momento o sistema exibirá a janela Seleção de Modelo Dependente. Nela selecione utilize as lupas ao lado dos respectivos campos para indicar o Modelo dependente (1) que será inserido, e o Grupo de campos para repetição (2).

Este último, escolha de acordo com a criação do modelo dependente. Neste caso, como foi elaborado um modelo dependente para listagem de CDAs, o grupo refere-se a este assunto.

16.png


20. Uma vez inserida a partícula do modelo dependente e realizadas todas as alterações necessárias, salve o modelo por meio do botão Salvar (representado pelo desenho de um disquete na barra superior de ferramentas).

17.png


Neste caso, ao emitir um documento a partir do modelo que contém um modelo dependente, serão emitidos os dados do devedor bem como a relação de CDAs que estão vinculadas ao processo.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria:Jefferson Rubens Ramos de Sousa
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?