Como realizar a emissão de certidão no SAJ Diligências Digitais?

Cliente: TJAL | TJCE 
Publicação: 26/05/2020

Ao utilizar o SAJ Diligências Digitais as certificações das diligências são cumpridas mais rapidamente, o que otimiza o tempo e aumenta a produtividade do Oficial, além de, por sua natureza digital, promover a economia com a impressão de papéis.

Atenção

A assinatura das certidões estará disponível apenas ao final de julho de 2020.

Acompanhe neste artigo como realizar a emissão de certidão.

1. A certidão do mandado pode ser preenchida pelo Oficial de Justiça conforme a diligência realizada. Para emitir a certidão, selecione um mandado da lista clicando sobre ele (item 1 da figura).

01_selecionando_o_mandado.png

 

2. Em seguida, clique em Preencher Certidão.

02_preencher_certid_o.png

Atenção

Antes de emitir a certidão é necessário escolher um Resultado.

03_resultado.png

 

3. Caso o resultado seja Cumprido Ato Negativo (item 1 da figura), informe o Motivo (item 2 da figura) e selecione o Tipo de Ato (item 3 da figura). Note que a Data, Hora e Endereço já estarão preenchidos, mas podem ser editados, lembrando que, por último, informe o Complemento se desejar, pois é opcional. Após preencher os dados da diligência realizada, clique em Emitir Certidão (item 4 da figura).

04cumprido_ato_negativo.png

 

4. Por fim, clique em Confirmar.

05_confirmar_emiss_o.png

 

5.  Desse modo, na página de mandados, aparece uma marcação azul, com apenas uma seta, a informação “Salvando” (item 1 da figura) ao mesmo tempo que uma mensagem informa “Certidão está sendo salva no SAJ” (item 2 da figura).

06_confirmando.png

 

6. Logo em seguida, o sistema apresenta a marcação em azul, com duas setas, informando que a certidão está salva (item 1 da figura) ao mesmo tempo que apresenta uma mensagem “Certidão gerada com sucesso para o mandado” e o número do mandado (item 2 da figura).

07_certid_o_salva.png

 

Observe que o bom uso desse aplicativo impacta diretamente no trabalho da Central de Mandados e do Tribunal de Justiça, que passam a ter um maior controle do cumprimento das diligências, já que o Oficial de Justiça consegue atualizar a situação dos casos em tempo real por meio de dispositivos móveis.  

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Soraia Aparecida Santana Lage
Validação: Keli Cristina Manini
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?