Ferramentas e funcionalidades do Fluxo de Trabalho no SAJ PG

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Versão: 2.0.5-X | Publicação: 19/05/2020

O Fluxo de trabalho é o módulo do sistema com o qual você acompanhará todo o ciclo do processo, desde o cadastro até o encerramento das atividades. É através dele que você irá efetuar grande parte do seu trabalho cotidiano, como emitir documentos, controlar prazos, visualizar os processos e realizar outras atividades. 

Conheça algumas das ferramentas e funcionalidades.

1. Primeiramente, acesse o Fluxo de Trabalho (localizado na barra superior do sistema), ou por meio do meu Andamento.

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2. ATALHOS do Fluxo de Trabalho:

Os atalhos são bastante utilizados para facilitar o seu trabalho que diariamente utiliza o Fluxo de Trabalho em sua rotina. Com eles, é possível realizar certas ações no processo com apenas um clique. 

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Conheça os botões de atalho da tela. Com esses atalhos você ganha celeridade em sua rotina e, com isso, tem mais produtividade em seu trabalho. 

mceclip4.png Mostra informações adicionais do processo. 

blobid1.png Atualiza as informações da tela (atualiza os dados).

blobid2.png Seleciona todos os objetos da Fila/Subfluxo.

 blobid3.png Limpa a seleção.

mceclip2.png Aloca objetos.

mceclip3.png Libera objetos.

blobid5.png Move o processo para outra fila.

blobid6.png Configurações da Estação.

blobid7.png Edita observação.

blobid8.png Limpa observação. 

blobid9.png Mostra o significado dos ícones que são mostrados nas colunas do processo dentro do Fluxo de Trabalho.

mceclip5.png Mostra os Estilos de Visualizações das colunas.  

blobid10.png Salva o estilo da visualização.

blobid11.png Renomeia o estilo da visualização.

blobid12.png Apaga o estilo da visualização.

mceclip6.png  Exporta resultados da tela para Excel.

blobid13.png Exporta resultados da tela para o OneNote (OpenOffice). 

mceclip7.png Exporta resultados da tela para o Internet Explorer.

blobid14.png Expande a visualização do Fluxo.

blobid15.png Encolhe a visualização do Fluxo.

 

3. COLUNAS do Fluxo de Trabalho:

Por meio das colunas é possível organizar a visualização do cartorário.  Cada coluna traz uma informação do processo que é utilizada para identificar dados importantes para seu andamento. Este recurso é utilizado para destacar as informações que você precisa para gerenciar seus processos. 

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Você pode escolher quais as colunas que irão aparecer na barra. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima de uma coluna e selecione a opção Configurar Colunas.  

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Dica

As colunas são configuráveis e muito utilizadas para que você personalize a visualização da forma que melhor atenda as suas necessidades. 

 

4. TARJAS do Fluxo de Trabalho:

As Tarjas estão localizadas na coluna “Tarjas” no fluxo, servem para indicar as particularidades dos processos e podem destacar eventuais pontos de atenção do processo. 

Para inserir uma tarja no processo, clique com o botão direito do mouse no processo e selecione a opção Gerenciar Tarjas. 

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Abrirá a tela de Gerenciamento de Tarjas, selecione as que deseja inserir ao processo e clique em Salvar.

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Observação

As Tarjas é bastante utilizada para que você identifique algumas peculiaridades no processo. Por exemplo, você pode verificar se existe Réu preso ou se o processo corre em Segredo de Justiça. 

 

5. ALOCAR/LIBERAR Objetos:

Essa funcionalidade do sistema é utilizada para alocar um “responsável” pelo andamento do processo. Esse procedimento ocorre por meio da solicitação do chefe do cartório ou, se houver uma alteração no andamento do processo, pode-se inserir uma Tarja neste objeto. 

Para Liberar objetos, clique com o botão direito do mouse em cima do processo no qual deseja realizar essa alteração e selecione a opção “Liberar Objetos”.

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A funcionalidade de Alocar Objetos serve para que duas pessoas não façam alterações no mesmo processo ao mesmo tempo. É uma importante ferramenta, pois permite que os usuários saibam quais dos seus colegas estão trabalhando em determinado processo. 

Para Alocar objetos, clique com o botão direito do mouse em cima do processo no qual deseja realizar essa alteração e selecione a opção “Alocar Objetos”.

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6. FILTROS:

No campo "Filtro de conteúdo" você pode filtrar as filas de trabalho. Informando o nome da fila, a mesma é apresentada na tela com seu conteúdo de processos. 

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7. ATIVIDADES/LOTE:

Em cada fila do Processo, você pode realizar procedimentos que competem a esta parte do fluxo. Cada atividade possui seus botões específicos que compete a esta fila. 

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O Sistema SAJ permite que você possa realizar atividades, encaminhar ou emitir um documento em lote.  Basta selecionar os processos desejados e clicar na atividade necessária para o andamento processual. 

 

Observação

Para que você realize Atividades em Lote, é necessário que os objetos sejam analisados antes, para se certificar de que todos os processos necessitam da mesma Atividade.

 

8. PESQUISA:

No Fluxo de Trabalho é possível pesquisar/procurar um processo através do nome das partes, classe, assunto, alcunha, data etc. Para isso, clique na aba pesquisar, preencha os campos desejados e clique em Consultar.  

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Pronto! Você conheceu algumas das ferramentas e funcionalidades disponíveis no Fluxo de Trabalho. Por meio delas você ganha celeridade em sua rotina e, com isso, tem mais produtividade em seu trabalho. 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Fellipe William Nascimento de Barros 
Validação: Gabriel Felipe do Carmo Antunes
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
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