Como arquivar ou desarquivar provisoriamente um processo no SAJ PG Tribunais?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 25/05/2021

 

Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), realiza algumas movimentações que alteram a situação do processo para arquivado, julgado, encerrado, etc. Uma destas movimentações é o arquivamento provisório, que ocorre geralmente em situações de impedimento de andamento processual por alguma situação excepcional, como por exemplo; a pendência de pagamento de precatório ou requisição de pequeno valor (que indica que o processo foi arquivado provisoriamente na vara, até que o precatório ou a requisição de pequeno valor seja pago). 

Essa ação é realizada pelo cartorário e poderá ser desfeita pelo mesmo após a resolução do impedimento. Outro exemplo seria quando o juiz determina o arquivamento dos autos, em virtude de ter decorrido o prazo de 1 (um) ano da suspensão do processo, e não tiverem sido localizados bens penhoráveis. 

Acompanhe neste artigo como inserir a movimentação que arquiva o processo provisoriamente.  

1. Acesse o menu Andamento e clique no submenu Movimentação Unitária.

01_ela_principal.png

 

2. Na tela de Movimentação Unitáriadigite o número do processo que será arquivado provisoriamente (item 1 da figura).  Após informar o número do processo será mostrado, automaticamente, todas as movimentações geradas (item 2 da figura). Em seguida, clique na lupa do campo Tipos de movimentação (item 3 da figura).

03__movimenta__o_unit_ria.png

 

3. Será aberta a tela "Tipos de Movimentação", selecione a movimentação desejada (no exemplo, selecionamos a movimentação Provisório) e clique no botão Selecionar.

02_tipos_movimenta__o.png

 

4. Selecionada a movimentação será mostrado na tela o aviso de que o processo alterará sua situação para "Suspenso". Clicando em ‘’Sim”, o processo será considerado suspenso, clicando em “Não” a movimentação será cancelada. 

04_confirma__o.png

 

5.  Após clicar na opção "Sim", a movimentação será gerada e, automaticamente, aparecerá na lista das movimentações do processo (item 1 da figura) e a situação do processo na Consulta de processos constará como “Suspenso”. 

05movimenta__o_arquivado_provisoriamente.png

Pronto! Ao final desses passos, a movimentação de arquivamento provisório dos processos foi realizada com sucesso.  

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Gabriel Nadal Balbé da Silva 
Validação: Verônica da Silva Ramos 
Atualização: Thiago Brito da Silva
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.