Como faço uma consulta de petições no Portal e-SAJ?

Cliente: TJSP 
Versão: 1.8.51-4  | Publicação: 15/04/2020

No Portal e-SAJ é possível realizar uma consulta de petições de forma eletrônica, seguindo todos os passos de forma harmônica para que seja enviado seu pedido com sucesso.

Acompanhe como realizar esse procedimento na prática.

Você deve estar devidamente logado no e-SAJ, podendo efetuar sua identificação a partir de seu CPF ou certificado digital.

1. No Portal e-SAJ, na tela principal “Painel do Advogado”, clique nas 3 barras localizadas no canto superior esquerdo (item 1 da figura).

_Tela_Principal_Peti__o.jpg

 

2. Selecione a opção “Peticionamento Eletrônico”. Você verá que possui as seguintes opções de Peticionamento Eletrônico:

  • 1º Grau,
  • 2º Grau e,
  • Colégio Recursal.

Clique na opção que deseja realizar a consulta. Nesse artigo, utilizaremos a opção “Peticionamento Eletrônico de 1º Grau”, em seguida, clique em “Consulta de Petições de 1º Grau”.

_Tela_Principal_Peti__o.jpg

 

3. Na tela da Consulta de Petições, preencha os campos: “Cadastrada Por”, “Instância”, “Situação”, “Tipo” e clique no botão Consultar.

Observação

No campo "Situação", tem-se as seguintes opções: ·

  • Em Cadastramento: Petições que foram salvas para continuar depois.
  • Aguardando Envio: Petições que foram salvas para protocolar depois.
  • Protocolada: Petições que já foram finalizadas. Tipo: · Inicial · Intermediária

03_preenche_campos_da_consulta.jpg

 

4. Ao clicar no botão Consultar, vai apresentar os resultados, onde poderá verificar as Petições que estão Em Cadastramento, Aguardando Envio ou Protocolada, tanto inicial como intermediária (conforme for informado nos filtros).

Atenção

As petições que estão com a situação Em cadastramento e Aguardando Envio, basta clicar no botão Continuar para prosseguir, ou clicar no ícone da lixeira para excluir.

05_aguardando_envio.jpg

 

5. Se na Consulta com os filtros básicos, não encontrar alguma petição, é possível realizar uma busca mais aprimorada. Para isso, clique em Busca Avançada (localizada ao lado do botão "Consultar").

Mantenha as opções como: “Instância”, Situação” e “Tipo” preenchidas e também preencha as opções: “Foro”, “Classe”, “Processo ou Protocolo” e “Período” e novamente clique em Consultar.

04_busca_avan_ada.jpg

Pronto! Você viu como realizar a consulta de petições no Portal e-SAJ. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Eduardo Lucas Oliveira de Freitas
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?