Como iniciar o Julgamento Virtual no SAJ SG5 Tribunais?

Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 25/03/2021

 

No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG) é possível realizar o Julgamento Virtual agilizando, assim, o julgamento do processo. Para realizar esse procedimento é necessário estar lotado no Gabinete do 2º grau.

 

Observação

Os procedimentos de como iniciar o Julgamento Virtual, são:

1. Na fila Conclusos ao Relator Sorteado: O usuário encaminhará o processo para fila Recebidos para Julgamento Virtual.

2. Na fila Recebidos para Julgamento Virtual: O usuário elaborará o Voto para iniciar o Julgamento.

3. Na fila Ag. Início do Julgamento Virtual: Iniciar o Julgamento através da atividade “Iniciar Julgamento Virtual”.

 

Neste passo a passo iniciaremos a partir da fila “Conclusos ao relator sorteado”: 

1. Fluxo Conclusos ao Relator Sorteado: você encaminhará o processo para a fila Recebidos para Julgamento Virtual. Acompanhe:

No SAJ SG, acesse o Fluxo de Trabalho e clique na fila (subfluxo) Conclusos ao Relator Sorteado (item 1 da figura). Em seguida, clique com o botão direito sobre o processo desejado e selecione a opção “Mover para Julgamento Virtual” (item 2 da figura). Desta forma, o processo será movido para o fluxo "Recebidos para Julgamento Virtual", sendo possível elaborar o Voto de Relator Sorteado para iniciar o julgamento virtual.

01_fluxo_de_trabalho.png

 

2. Na fila (subfluxo) Recebidos para Julgamento Virtual: você elaborará o Voto para iniciar o Julgamento. Acompanhe:
No Fluxo de Trabalho, acesse a fila Recebidos para Julgamento Virtual (item 1 da figura), selecione o processo e clique no botão “Gerar Voto” (item 2 da figura), em seguida, selecione o modelo desejado.

03_gerar_voto.png

 

2.1 Após selecionar o modelo, o sistema apresentará a tela Emissão de Documentos, nela será exibido a Categoria, Modelo e número do processo. Clique no botão Editar, localizado no final da tela.

04_Emiss_o_de_Documento.png

 

2.2 O sistema apresentará o Editor de texto, na primeira página estará a folha de rosto, você deverá inserir o voto a partir da segunda folha, selecione a ementa e salve o documento. Após Salvar, o documento estará disponível na fila Ag. Início do Julgamento Virtual.

Dica

Acionando a tecla F8 do seu teclado, você consegue visualizar o painel auxiliar para checar algumas informações e a movimentação.  

 

tela_painel_auxiliar.png

 

3. Na fila Ag. Início do Julgamento Virtual: nessa etapa você pode iniciar o Julgamento através da atividade “Iniciar Julgamento Virtual”. Acompanhe:

No Fluxo de Trabalho, acesse o subfluxo "Acórdão" (item 1 da figura) e, em seguida, acesse a fila "Ag. Início do Julgamento Virtual" (item 2 da figura), selecione o processo (item 3 da figura) e clique no botão "Iniciar Julgamento Virtual" (item 4 da figura). Neste fluxo será possível Visualizar e Editar o Voto, e iniciar o Julgamento Virtual.

tela_aguardando_inicio_julgamento_virtual_.png

Atenção

Para iniciar o Julgamento Virtual você precisa ter o certificado de assinatura digital conectado na máquina. Selecione-o e clique em Confirmar. O processo será movido para “Julgamento Virtual”. 

certificado_digital.png

Pronto! Você viu nesse artigo como iniciar o Julgamento Virtual no SAJ SG. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Karla Karoline Gonçalves Gois
Validação: Geovanna Bandeira Soto 
Liliane Maria de Almeida 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.