Como realizo o cadastro de autotextos no SAJ SG Tribunais?

Cliente: TJSP
Versão
: 2.0.2-12 | Publicação: 07/04/2020

Autotextos são abreviações de palavras, ou de trechos de texto, que servem como atalho para facilitar a digitação de informações que são repetidas com grande frequência. No SAJ SG Tribunais, é possível criar autotextos com o objetivo de agilizar a emissão de documentos.

Veja a seguir o passo a passo de como registrar novos termos de autotexto no sistema:

Podemos cadastrar autotextos de duas maneiras distintas:

1. Pelo menu Expedientes, acessando a tela Cadastro de autotextos;
2. Pelo menu Expedientes, acessando o Editor de textos.

Primeiramente, vamos conhecer a funcionalidade por meio da tela de Cadastro de autotextos:

1. Acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Autotextos.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais01.png

1.2 Com a tela Cadastro de Autotextos aberta, clique no botão Novo(1), na parte inferior da janela. O sistema habilitará o campo Abreviação(2) para que você digite o atalho que utilizará no autotexto.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais02.png

1.3 Em seguida, informe o texto a ser adicionado(1). Na barra de ferramentas de edição é possível formatar tipo de fonte, tamanho de fonte e outras especificidades(2). Após essa edição, clique no botão Salvar(3) e seu autotexto personalizado estará pronto para ser utilizado.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais03.png

1.4 Para compartilhar um autotexto cadastrado com outros usuários, selecione a opção Compartilhando com as lotações(1). Em seguida, clique no ícone adicionar.png(2), localizado no lado direito da janela.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais04.png

1.5 Ao clicar no ícone mencionado, será habilitada uma linha para inserção das lotações com as quais deseja compartilhar o autotexto criado. Clique na lupa(1) e será aberta a janela Consulta de lotações. Clique sobre a opção desejada e, em seguida, vá em Selecionar(2).

Dica
Dê um duplo clique do mouse sobre a opção desejada para selecionar rapidamente a lotação.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais05.png

1.6 Para concluir o compartilhamento, clique em Salvar.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais06.png

Atenção
Caso a lotação selecionada possua outros locais vinculados, estes também serão elencados na lista de lotações compartilhadas após clicar em salvar.

1.7 Para visualizar os autotextos compartilhados por outros usuários, marque a opção Exibir autotextos compartilhados as minhas lotações.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais07.png

Agora vamos ver como acessar o autotextos pelo editor de textos:

2. Para acessar o editor de textos, clique no menu Expediente e selecione a opção Editor de Documentos. Se preferir utilizar uma opção mais rápida, utilize a tecla de atalho F4.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais08.png

2.1 Na tela do Editor de texto, clique no ícone exibir_autotextos.png para exibir a lista de autotextos, na lateral esquerda da tela, e você terá acesso ao Painel auxiliar.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais09.png

No Painel auxiliar estão disponíveis as opções:

(1) Exibir autotextos compartilhados ao(s) meu(s) grupo(s): quando essa opção for selecionada, os autotextos compartilhados serão apresentados ao grupo;

(2) Filtrar autotextos por: nessa opção, é possível filtrar os autotextos cadastrados. Digite uma parte do autotexto para que o filtro apresente somente os autotextos que têm nomes coincidentes;

(3) Abreviação: apresenta a lista dos autotextos de acordo com a sua origem (Usuário ou Grupo) e abreviação;

• (4) Usar formatação do documento: quando selecionada, o autotexto inserido utilizará a formatação de texto do documento que estiver sendo editado, independentemente de sua formatação original;

(5) Visualização: nessa seção é possível visualizar o autotexto que selecionado no quadro Abreviação. É possível ocultar ou apresentar através da barra de rolagem.

• (6) Selecionar: escolha o autotexto e clique em Selecionar para inseri-lo no documento;

(7) novo.png Novo: abre a janela Cadastro de autotextos para inserir/criar um novo autotexto;

(8) editar.png Editar: selecione o autotexto e clique em Editar para abrir a janela Cadastro de autotextos e alterá-lo.

Cadastro_de_autotexto_sg_tribunais10.png

Dica

No Painel auxiliar é possível inserir um autotexto no documento em edição com um duplo clique sobre o autotexto desejado na seção Abreviação.

Você também pode inserir um autotexto usando a tecla F3 no local do documento em que deseja inseri-lo. Nesse caso, uma janela menor é apresentada para que o autotexto seja selecionado, aperte a tecla Enter para inseri-lo. Essa janela também possui uma linha filtro, como no painel auxiliar, e basta digitar somente uma parte do autotexto para procurá-lo. Se digitar parte da palavra e apertar F3, na janela apresentada já estarão as opções de autotextos filtradas.

Também é possível selecionar um trecho do documento e criar um autotexto a partir dele. Para isso, selecione o conteúdo desejado e pressione as teclas Ctrl+Shift+F3. Será, então, apresentada a tela Cadastro de Autotextos com o texto selecionado já inserido! Agora basta preencher o quadro Abreviação com o nome desejado para o autotexto e clicar em Salvar.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Michelle Sahakyan Santos
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?