Como inserir a coluna "Observação da fila" no Fluxo de Trabalho no SAJ Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Publicação: 06/03/2020

 

A coluna "Observação da Fila" é utilizada para inserir comentários e observações com o objetivo de indicar um volume de processos específicos para uma determinada atividade. Por exemplo, se dez processos necessitam ser enviados ao Ministério Público, a “Observação da Fila” indicaria o texto “Enviar MP”, para esses dez processos.

O texto a ser inserido na coluna "Observação da Fila" é de livre escrita, entretanto, para que os seus filtros sejam mais efetivos, é interessante que você (ou até a unidade em questão) crie padrões próprios.

Uma característica fundamental da coluna “Observação da Fila” é trazer celeridade ao andamento dos processos, através de observações e comentários nessas filas, que irão auxiliar na comunicação entre os serventuários envolvidos. Até porque é possível realizar tarefas em Lote, por meio de filtros próprios dessa coluna.

Acompanhe os passos de como utilizar essa funcionalidade.

1. Acesse o Fluxo de Trabalho (item 1 da figura), clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer um dos nomes existentes na coluna (item 2 da figura) e, então, selecione a opção Configurar Colunas (item 3 da figura).

01configurar_coluna.png

 

2. O sistema abrirá a tela Configurar Colunas, apresentando as opções de colunas disponíveis, clique com o botão esquerdo do mouse na opção "Observação da fila" (item 1 da figura) e mantendo o botão pressionado, arraste para qualquer local entre as nomenclaturas das colunas no Fluxo de Trabalho (item 2 da figura). Feito isso, salve o estilo de visualização com o nome que desejar (item 3 da figura). 

02sele__o_Observa__o_da_fila.png

 

3. Selecione os processos que deseja inserir a “Observação da Fila” (item 1 da figura), clique duas vezes na linha de um dos processos selecionados onde está localizada a coluna “Observação da Fila” (item 2 da figura), escreva a observação que desejar e salve, clicando no botão “Salvar”(item 3 da figura). 

03_inserir_observa__o_aos_processos.png

 

4. Para inserir a observação em demais processos, mantenha pressionado a tela CTRL e clique nos processos desejados. Para inserir a observação em vários processos que estejam na mesma sequência, pressione a tecla SHIFT, clique no primeiro processo e no último, pressione a tecla Espaço (do seu teclado) (item 1 da figura), em seguida, dê duplo clique em uma das linhas dos processos selecionados (item 2 da figura). Abrirá a tela da Observação da Fila, insira o texto desejado e salve (item 3 da figura). Manter a caixinha “Aplicar observação a todos registros selecionados” para inserir em todos registros selecionados. 

Observação
  • Mantenha a caixinha “Aplicar observação a todos registros selecionados” para inserir a observação em todos registros selecionados. 
  • Caso existam processos com a observação preenchida e quiser substituir pelo novo texto, marque a caixinha “Substituir a observação existente”. 

04_selecionando_varios_processos.png

 

5. É possível selecionar filtros de acordo com os valores inseridos no campo. Clique na seta ao lado da coluna "Observação da fila".

05_filtros_observa__o_da_fila.png

 Você viu nesse artigo como inserir observações e anotações nas filas de trabalho, bem como utilizar o filtro para as atividades em lote.  

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Matheus Andrade de Menezes 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?