Como corrigir os dados de origem do processo no SAJ Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.1-X | Publicação: 04/03/2020

 

Existem processos – na sua grande maioria antigos - que não possuem os dados da origem. Este campo faz referência ao documento que originou o processo, como por exemplo um Inquérito Policial, um Boletim de ocorrência ou um Auto de Prisão em Flagrante. Os dados devem ser preenchidos na tela de Cadastro do Processo. Vale ressaltar que, anteriormente, esses dados não eram obrigatórios, porém atualmente está vigente essa obrigatoriedade, uma vez que essas informações constam na comunicação com o BNMP 2.0 e em outras telas do sistema que fazem referência à ocorrência/crime.

Ao cadastrar um processo ao se deparar com a mensagem “O processo possui informações incompletas relativas aos dados da origem. Para prosseguir é necessário informar, no cadastro ou retificação de processos, os tipos e os números para todos os documentos da origem.”, o sistema está sinalizando que os dados estão incompletos.

erros_dados_origem1.jpg

 

Acompanhe os passos de como retificar o processo.

1. Para inserir os dados, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação do Processo.

02retifica__o_processo.png

 

2. Insira as informações no campo “Dados da Origem”. Após informar os dados Ocorrência do Fato, Origem, Autoridade, Documento e Número, clique em Salvar e proceda com o andamento processual.

_dadosorigem2.jpg

03_retificando_processo.jpg

Pronto! Após esses passos o processo encontra-se retificado. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar corrigir os dados de origem do processo. 

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Paulo Gomes de Oliveira Melo
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?