Como realizo o Cadastro de Autotextos no SAJ PG Tribunais na versão superior a 2.0?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 22/01/2020

 

Os autotextos são abreviações de palavras, ou de trechos de texto, que servem como atalho para facilitar a digitação de informações que são repetidas com grande frequência. No SAJ PG é possível criar autotextos com o objetivo de agilizar a emissão de documentos.

Vamos ver as duas maneiras de acessar o Editor de Texto:

  • Tela de Cadastro de autotexto
  • Acesso do autotexto pelo Editor de Texto

1. Tela de Cadastro de Autotexto:

1.1 Acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Autotextos.

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__1__destaque.png

 

1.2 Para adicionar um novo autotexto, na tela de “Cadastro de Autotextos”, clique no botão “Novo” (item 1 da figura). O sistema habilitará o campo “Abreviação” (item 2 da figura) para que você especifique o atalho que utilizará no autotexto, em seguida, informe o texto a ser adicionado (item 3 da figura). Após essa edição, clique no botão “Salvar” (item 4 da figura) e seu autotexto personalizado está pronto para uso. 

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__2__destaque.png

 

Dica

Veja as seguintes dicas:

DICA 1:

Para trabalhar em conceito de pastas com Autotextos sugere-se que a abreviação seja o nome da Categoria que se destina o texto. Por exemplo: “Despacho Intimação Mandado”, “Despacho Aguarde-se o Inquérito”. Nos exemplos, para o editor de texto localize qualquer um desses Autotextos de Despacho, basta digitariar “Despacho”(Item 1 na figura) em qualquer parte do texto e, em seguida, tecle em F3 ou Ctrl+F3, o sistema trará todos Autotextos que utilizam a palavra “Despacho” como abreviação. 

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__3__destaque.png

 

DICA 2:

No conteúdo do seu Autotexto as partes que forem genéricas ou alteráveis, podem ser substituídos por “ * ” (asterisco); por exemplo: “fls *”, “no prazo de *”, valor “R$ **,**”, para localizar os asteriscos no texto só pressionar o atalho Ctrl + G. Desta maneira os seus modelos ficarão o mais intuitivos e genéricos possível cabendo apenas algumas alterações que são identificadas através do “ * ” asterisco. 

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__4__destaque.png

 

1.3 Para compartilhar um autotexto, na tela de “Cadastro de Autotextos”, marque a opção “Compartilhar com as lotações” (item 1 da figura). Clique em no símbolo de sinal “+” (item 2 da figura) o sistema irá inserir uma linha abaixo, clique na “lupa” (item 3 da figura) escolha entre compartilhar com os usuários da Secretaria (Cartório) ou do Gabinete (Vara) (item 4 da figura), dê duplo clique na opção desejada ou clique em “Selecionar” (item 5 da figura). Finalmente clique em “Salvar” (item 6 da figura), caso deseje visualizar os Autotextos compartilhados por outros usuários Marque a opção “Exibir autotextos compartilhados as minhas lotações” (item 7 da figura) em seguida trará os registros compartilhados sinalizados com a letra “G”. 

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__5__destaque.png 

2. Acesso do Autotexto pelo Editor de Texto:

2.1 Para acessar o Editor de Texto, utilize a tecla atalho F4 do teclado. Na tela do Editor de texto, há duas formas de acessar seus Autotextos, através do ícone no canto direito (item 1 da figura), ou através do painel auxiliar (Atalho F6 do teclado). Você terá acesso ao Painel auxiliar (item 2 da figura).

Como_realizo_o_cadastro_de_autotextos_no_SAJ_PG5__6__destaque.png

2.2 No Painel auxiliar, você terá acesso as seguintes opções:
  • Exibir autotextos compartilhados ao(s) meu(s) grupo(s): Quando essa opção for selecionada, os autotextos compartilhados serão apresentados ao grupo.
  • Filtrar autotextos por: Nessa opção, é possível filtrar os autotextos cadastrados, para selecioná-los, você pode digitar parte do autotexto para que o filtro apresente somente os autotextos que têm nome coincidente.
  • Abreviação: Aqui está apresentada a lista dos autotextos de acordo com a sua origem (usuário ou grupo) e abreviação.
  • Usar formatação do documento: Quando selecionada, o autotexto inserido utilizará a formatação de texto do documento que estiver sendo editado, independentemente de sua formatação original.
  • Visualização: Nessa seção é possível visualizar o autotexto que você selecionou no quadro “abreviação”. É possível ocultar ou apresentar através da barra de rolagem.
  • Selecionar: Seleciona o autotexto para inserir no documento.
  • Novo: Habilita a opção de inserir/criar um novo autotexto.
  • Editar: Caso deseje alterar algum autotexto, utilize esse botão. 
 
Dica

Veja algumas dicas práticas quanto ao uso de Autotextos:

  • No "Painel auxiliar", você pode inserir um autotexto no documento em edição com um duplo clique sobre o autotexto desejado na seção “Abreviação”;
  • Você também pode inserir um autotexto usando a tecla F3 no local do documento no qual deseja inserir o autotexto. Nesse caso, uma janela menor é apresentada para que você selecione o autotexto e o insira apertando o botão Enter, no seu teclado. Essa janela também possui uma linha filtro, como no painel auxiliar, assim, você pode digitar somente uma parte do autotexto para procurá-lo. Caso você tenha digitado parte da palavra e aperte F3, na janela apresentada já estarão opções de autotextos filtrados.
  • Você pode selecionar um trecho documento e criar um autotexto a partir dele! Para isso, selecione o conteúdo desejado e pressione as teclas Ctrl+Shift+F3. Assim, será apresentada a tela de “Cadastro de AutoTextos” com o texto que você selecionou já inserido! Preencha o quadro “Abreviação” com o nome desejado para o autotexto e selecione o botão Salvar.

 Pronto! Você viu como realizar o cadastro de autotextos. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Matheus Andrade de Menezes
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?