Como crio um modelo de documento no SAJ6?

Versão: 20.2.0-0 | Publicação: 07/02/2020
Atualizado em: 27/10/2020

Modelos prontos de documentos facilitam e otimizam a criação de um documento, pois o usuário pode usar um modelo pré-formatado, conforme sua necessidade. Assim, não é necessário criar toda a formação de um documento sempre que for necessária a geração de um com as mesmas formatações ou com pequenas mudanças. Neste material, você verá como criar um modelo de documento, alterar o nome, inserir campos de texto, cabeçalho e rodapé, acompanhe abaixo o passo a passo:

1. Para a criação de modelos, acesse o menu lateral oculto através do ícone acesso_menu.png localizando no canto superior esquerdo da tela e clique na opção Registrar y editar modelos.

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2. Por padrão, o sistema já abrirá o editor de textos pronto para cadastrar um novo modelo. Porém, caso seja necessário, para iniciar o cadastro de um novo modelo de documento, é necessário clicar em Modelos abrirnuevo.png, no canto superior direito da tela, e, em seguida, em Nuevo. Para ocultar o menu de consulta dos modelos, clique novamente em Modelos

Atenção
Ao clicar em Nuevo, o sistema solicitará a confirmação da criação do novo modelo. Clique em Cancelar para retornar à página anterior e não prosseguir com a criação do novo modelo; clique em Confirmar para prosseguir com a criação do novo modelo.

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3. No campo Nuevo modelo, localizado no canto superior esquerdo do editor, clique no lápis lapis.png para habilitar o seu preenchimento e insira o nome do modelo a ser criado. O nome informado será a identificação tanto para a gestão de modelos quanto para a criação do documento.

crearmodelo05.PNGApós inserir o nome desejado, basta clicar em check check.png para confirmar a alteração. Caso o nome do modelo não seja alterado, ele receberá o nome padrão “Novo modelo”.

4. Para iniciar a criação do modelo, insira no corpo do texto o conteúdo a ser criado, como no exemplo a seguir:

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Veja que o editor disponibiliza alguns recursos que facilitam na construção na elaboração do documento pretendido, como tipos de parágrafos, campos de texto, cabeçalho, rodapé e formatações gerais do editor. Vamos conhecê-los:

5. Para fazer referência a informações específicas do processo, como o número do processo e nome das partes, por exemplo, o sistema possibilita realizar a inclusão de campos de texto, recurso que permite automatizar o preenchimento de uma determinada informação no momento da criação de um documento. Para incluir esses campos no corpo do texto, clique em Insertar (1) e clique na opção Campos de texto (2).

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6. Para localizar o campo de texto que deseja inserir no modelo, digite a descrição do campo no espaço disponível e o sistema listará todos os termos semelhantes. Depois de localizá-lo, basta selecioná-lo para inserir o campo no corpo do texto. Para fechar a janela, clique no ícone x.png.

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7. Como é possível reparar, os campos possuem características específicas que permitem diferenciá-los do restante do texto: são destacados em outra cor e apresentados entre colchetes.

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8. Insira campos de todas as informações específicas do processo que necessitar, como número, classe, nome e endereço das partes, entre outras informações. Não há um limite de campos a serem inseridos. Além disso, faça também as formatações necessárias, como inclusão de negrito, alinhamento de parágrafos, etc., até chegar ao resultado desejado.

Saiba Mais
Em caso de dúvidas sobre a utilização das ferramentas de formatação do editor, leia nosso material: Conheça as ferramentas de formatação do editor de textos do SAJ6.

9. Após finalizar a criação do texto, insira também o cabeçalho e o rodapé clicando no botão Insertar (1) e selecionar a opção Encabezados y pies de página (2). O cabeçalho e o rodapé serão ajustados automaticamente no corpo do modelo.

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Observação
Caso haja mais de um cabeçalho cadastrado, o sistema abrirá uma janela com todas as opções disponíveis e basta clicar sobre o modelo desejado.

10. Um passo importante e obrigatório antes da finalização do modelo é o preenchimento dos campos relativos às propriedades do documento, localizados à direita do editor de textos.

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Não é possível salvar o modelo sem que as propriedades do documento sejam definidas, elas indicam qual a categoria do documento (1), qual a movimentação (2) e o complemento da movimentação (3) serão lançados no processo quando um documento for elaborado a partir deste modelo, para quem o modelo cadastrado estará disponível (4) e se ele exige assinatura de algum usuário específico (5).

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11. Importante ressaltar que o Tipo indica se o modelo será Institucional ou somente da Lotação, ou seja, um modelo Institucional está disponível para ser utilizado por todos os usuários; já um modelo do tipo Lotação estará disponível para ser utilizado apenas pelos usuários da lotação na qual o usuário que criou o modelo está lotado. Após o preenchimento de cada um dos campos das Propriedades do documento, o modelo está pronto e pode ser salvo no sistema. Para isso, clique em Guardar.

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Saiba Mais
Além de permitir a criação de modelos de referência para a emissão de documentos, o sistema possibilita que modelos prontos possam ser alterados e todas as suas configurações anteriores podem ser resgatadas no histórico de alterações, leia nossos materiais e conheça também esses recursos: Como crio um modelo de documento no SAJ6?
Como consulto o histórico de versões dos modelos de documento no SAJ6?

Pronto! A gestão de modelos do sistema permite a criação de documentos padrão para que eles possam ser utilizados posteriormente para a elaboração dos documentos que farão parte dos autos do processo. Ter por hábito utilizar este recurso e manter os modelos atualizados proporciona celeridade e agilidade ao trabalho.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Rafael de Oliveira Assunção
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

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