É possível excluir documentos do processo por meio do expediente digital do SAJ?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 04/03/2020
Atualização: 14/12/2020

Não exatamente. O Expediente digital permite a exclusão de documentos que ainda não foram incorporados aos autos, ou seja, de documentos que ainda não foram incluídos ao processo. Este recurso é útil para os casos em que houve a importação equivocada de um documento, por exemplo.

Existem dois caminhos para realizar a exclusão de documentos não liberados, por meio do expediente digital e por meio da tela Modo de classificação, neste artigo vamos apresentar a exclusão de documentos via expediente, acompanhe:

1. Abra o Expediente Digital do processo.

2. Na seção de documentos Esperando incorporación, posicione o cursor do mouse sobre o documento que deseja excluir. Neste momento, serão exibidos o ícone de propiedades del documento movimentacao.png e o ícone da lixeira lixeira.png, clique na lixeira.

eliminar01.png

3. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação, informando que a ação não poderá ser desfeita. Clique em Confirmar.

eliminar02.png

4. Observe que após a exclusão, a lista de documentos aguardando liberação, que antes possuía sete itens, passa a apresentar seis documentos.

eliminar03.png

5. O sistema exibirá no canto direito inferior a mensagem Eliminando documento. Espere, indicando que a exclusão dos itens está sendo processada.

Screenshot_1.png

6. Após a eliminação, será apresentada a mensagem Eliminación concluída. 1 documento(s) eliminado(s) con éxito.

Screenshot_2.png

A quantidade de itens que está sendo processada também é indicada em ambas as mensagens.

Ao realizar a exclusão de um documento, todos os seus atributos, como anotações, indicação de página favorita, etc., serão removidos junto com o documento. Além disso, quando se tratar de um documento emitido pelo sistema por meio do editor, será realizado o lançamento automático da movimentação interna Excluir documento.

Atenção

Com relação à exclusão de documentos já incorporados ao processo, somente é possível excluir documentos incorporados por meio da tela Modo de classificação e o usuário precisa ter uma configuração de permissão habilitada para utilizar a funcionalidade.

Pronto. Após realizar este simples passo a passo, o documento será excluído definitivamente da lista de documentos esperando liberação. Atente-se ao fato de que é necessário haver uma prévia configuração de permissão do usuário para que a exclusão de documentos possa ser realizada. Em caso de dúvida, procure o administrador do sistema.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.