Como cadastro os dados do processo no SAJ6?

Versão: 20.3.0-0 | Publicação: 04/02/2020
Atualização: 16/11/2020

A funcionalidade é utilizada para que a JEP tenha a possibilidade de cadastrar todos os processos, os novos e os já existentes desde antes à implantação do sistema. A tela de Cadastro de Processos é dividida em dois: o cadastro dos dados e o cadastro das partes. Neste material, vamos apresentar o cadastro dos dados do processo, cujos campos essenciais são de grande importância para a distribuição dos processos para as unidades competentes. Acompanhe a seguir:

1. Com o Painel de tarefas aberto, clique na opção Nuevo processo.

registro_proceso01.png

2. Na janela Registro de proceso, os campos Número del proceso (1) e Recepción (2) são, automaticamente, preenchidos pelo sistema.

registro_proceso02.png

Atenção
• Os campos que possuem um asterisco vermelho ao lado são de preenchimento obrigatório;
• O campo Recepción pode ser alterado para uma data retroativa somente antes do processo ser distribuído.

3. No campo Otro número é possível informar outra identificação interna para acompanhamento do processo no sistema. Além disso, o sistema também possui o campo Descripción, no qual é possível inserir a origem desta identificação, por exemplo. Para exibi-los, clique em Otros números del processo e clique em Agregar para inserir ao processo a informação preenchida.

registro_proceso03.png

4. Em seguida, informe os campos Competencia, Clase e Asunto principal. Estes campos possuem vínculo, ou seja, o campo assunto somente será habilitado após o preenchimento da classe, que, por sua vez, somente será habilitado após o preenchimento da competência. Dependendo da opção selecionada em cada um dos campos anteriores, é possível que sejam sugeridas uma ou mais opções de preenchimento para o Asunto complementario.

registro_proceso04.png

5. Da mesma forma que o campo Asunto complementario do item anterior, dependendo da opção selecionada em cada um dos campos acima, o sistema pode sugerir um preenchimento para Asunto e outro para Asunto complementario. Para verificar, clique em Otros asuntos para exibir os campos, que somente serão habilitados após o preenchimento do Asunto principal. Clique em Agregar para inserir a informação preenchida.

registro_proceso05.png

6. Após informar a Clase, a depender do tipo de classe, a opção Privacidad será automaticamente marcada. Esta seleção poderá ser alterada a qualquer momento, mesmo depois que o processo já esteja salvo ou que sua distribuição tenha sido realizada

Observação
Atualmente, todas as classes na JEP estão configuradas com privacidade. 

registro_proceso06.png

7. O cadastro ainda apresenta o campo Tipo de confidencialidad, opção que permite que o processo seja classificado como confidencial. Esta opção somente poderá ser preenchida pelos magistrados, depois que o processo já tiver sido distribuído.

registro_proceso07.png

8. Outra opção disponível é a inclusão de Marcadores, que podem ser vinculados ao processo a qualquer momento. Esta classificação tem como objetivo facilitar a identificação e a localização dos processos no sistema.

registro_proceso08.png

9. Para finalizar a etapa de cadastro dos dados, clique em Guardar para processar todas as informações preenchidas.

registro_proceso09.png

10. Após clicar em salvar, será exibida uma mensagem de êxito (1), confirmando o registro do processo no sistema e no topo da tela é exibido um resumo (2) com as informações inseridas durante o cadastro.

registro_proceso10.png

Saiba Mais

Uma vez que o processo foi cadastrado, deverão ser realizados os encaminhamentos habituais aos despachos e secretarias responsáveis para dar prosseguimento ao cadastro de partes e distribuição do processo.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Janayna Viese Moura | Validação: Renan Ferreira Silva
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?