Como realizar o envio da publicação ao DJE por fora do SAJ SG?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.2-X | Publicação: 11/03/2020

A publicação por fora do SAJ é o ato de fazer uma publicação diretamente no DJE. Nos casos mais urgentes é necessário a publicação por fora do SAJ. Além disso é utilizado em situações em que o usuário deseja publicar algum documento que não esteja no sistema, como por exemplo, tabelas e editais. 

Atenção

Para realizar o envio da Publicação por fora do SAJ SG5 é necessário das seguintes informações:

  • Tipo de Publicação (Despacho, Vista, Edital. Intimação de Acordão, etc);
  • Código da Retranca;
  • Usuário e senha do Publicador (cada tipo de publicação possui uma retranca, portanto para realizar a publicação por fora, você deverá ter autorização para enviar na retranca utilizada).

No exemplo abaixo utilizamos a publicação de Entrados. Acompanhe na prática:

1. No SAJ SG acesse o Fluxo de Trabalho, clicando diretamente no ícone localizado na barra superior do sistema.

enviar_publicacao_aoDJE01.png

2. Clique na fila Ag. Publicação de Entrados (item 1 da figura) (o nome da fila pode variar de acordo com cada Tribunal). Ao clicar no botão Gerar Publicação (item 2 da figura), note que o SAJ exibe o código da retranca (item 3 da figura), selecione na opção Modo Visualização (item 3 da figura) e clique em Gerar (item 5 da figura).

enviar_publicacao_aoDJE03.png

3. Abrirá a tela para a visualização da lauda. Clique no botão Salvar (item 1 da figura) (formato de disquete localizado na barra superior da tela) e escolha o local onde deseja salvar o arquivo em seu computador. Na opção tipo de documento, selecione "Arquivo RTF" (item 2 da figura).

enviar_publicacao_aoDJE04.png

Dica

Caso queira visualizar ou editar o arquivo salvo, abra e faça as modificações necessárias, salve e feche.

4. Você terá que renomear o arquivo com o código da retranca e a extensão será a quantidade de publicações feitas no dia. 

Atenção

Para garantir que a extensão do arquivo esteja visível, siga os seguintes passos:

No exemplo abaixo foi utilizada a versão Windows 10 Pro.

Passo 1: Clique no menu iniciar da sua máquina (item 1 da figura), procure pela opção Sistema do Windows (item 2 da figura) e clique em Explorador de Arquivos (item 3 da figura):

imagem4_destaque.png

Passo 2: Na tela "Explorador de Arquivos" clique em "Opções - Alterar opções de pastas e arquivos" (item 1 da figura). Na tela "Opções de Pasta", clique na aba "Modo de Exibição" (item 2 da figura) e desabilite a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos" 

imagem5_destaque.png

Após esses passos, você visualizará a extensão dos arquivos salvos em seu computador, conforme exemplo a seguir:

imagem6_destaque.png

5. Volte onde você salvou o arquivo em seu computador.  Clique com botão direito do mouse no arquivo e clique em Renomear. Informe o código da retranca no nome do arquivo, a extensão do arquivo é a quantidade de publicações feitas no dia. Clique na opção “Sim” para confirmar a alteração.

Observação

Caso seja a primeira publicação do dia a extensão será 001 caso seja a terceira será 003, e assim por diante. Esta informação é visualizada no site do DJE-Online.

6. Chegou o momento de enviar a publicação ao DJE. No site do DJE, informe seus dados de acesso (usuário e senha). Em seguida, verifique se já existe algum arquivo com a retranca enviado através da opção de pesquisa. Após a certificação de que não existem arquivos com o mesmo nome e data de envio, você já pode realizar o envio do arquivo através do site, clicando na opção enviar arquivos.

Atenção

Quando a publicação é realizada por fora do SAJ, não é gerada nenhuma movimentação no extrato do processo, mas a informação poderá ser inclusa. Saiba mais no item 7, a seguir.

7. No SAJ acesse o menu Andamento e clique na opção Movimentação Unitária.

enviar_publicacao_aoDJE05.png

8. Na tela Lançamento de Movimentação Unitária, informe o número do processo (item 1 da figura) e no campo Tipo de Movimentação (item 2 da figura) selecione a movimentação Informação (item 3 da figura).

enviar_publicacao_aoDJE06.png

Observação

No campo "Complemento da movimentação", você pode acrescentar as seguintes informações: 
• Disponibilizado em: (informe a data que será disponibilizada a publicação)
• Publicado em: (Data da Publicação no DJE)
• Tipo de Publicação: (Matéria que foi publicada. Ex. Intimação de acórdãos)

Ao final, clique no botão “Salvar”.

Esta informação é muito importante, pois é através dela que o usuário saberá via extrato do processo as informações da sua publicação no sistema SAJ.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Angela Cristina Verissimo
Validação: Karla Karoline Gonçalves Gois
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?