Como libero documentos sem assinatura no Expediente digital do SAJ6?

Versão: 20.2.0-0 | Publicação: 31/01/2020
Atualização: 26/08/2020

Para que um documento possa ser adicionado aos autos do processo, é preciso primeiro indicar a movimentação atrelada ao documento, para, então, fazer sua liberação. Acompanhe a seguir e veja como realizar a liberação de documentos no Expediente Digital do SAJ:

1. Abra o Expediente Digital do processo.

2. Todos os documentos pendentes de liberação encontram-se no canto inferior esquerdo do expediente.

liberacao02.png

3. Para liberar um documento pendente, é necessário indicar a sua movimentação no processo. Para isso, clique no ícone de propriedades do documento movimentacao.png e selecione uma entre as opções apresentadas.

liberacao04.png

Observação
Para visualizar o ícone de propriedades do documento movimentacao.png é necessário posicionar o cursor do mouse sobre o documento que deve ser liberado.

4. Após indicar a movimentação do processo, selecione o documento e clique em Assinar e liberar.

liberacao05.png

5. Selecione o certificado digital, defina o tipo de sigilo e clique em Liberar.

liberacao06.png

6. O sistema apresentará uma mensagem enquanto a ação é processada e, após alguns instantes, outra de conclusão, para indicar que a liberação foi realizada com sucesso.

liberacao07.png

Pronto! Realizar a liberação de documentos pendentes é muito simples, mas uma vez que um documento tenha sido liberado, ele não poderá mais ser excluído do processo. Apenas será possível anulá-lo e substitui-lo por uma certidão, ou seja, torná-lo sem efeito.

Saiba mais
Veja como tornar um documento sem efeito, leia nosso material: Como torno um documento sem efeito no Expediente Digital do SAJ6?

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Diego Salomão
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis

Esse artigo foi útil?