Atualização: 25/08/2020
O procedimento de unificação ocorre quando existe a necessidade de unificar dois processos distintos, o unificador (receptor) e o unificado (processo a ser juntado). O processo a ser unificado não pode ser igual ao processo principal (unificador), não pode estar unificado a outro processo, não pode conter pendências, e, além disso, ambos devem ser da mesma vara. Caso os processos unificados sejam de sigilo absoluto, esta característica também passará a ser atribuída ao processo unificador.
Acompanhe o detalhamento do procedimento de unificação de processos a seguir:
1. Após localizar o processo unificador no Painel de tarefas, clique no ícone localizado no canto superior direito do card e selecione a opção Unificação(2).
2. A janela Unificação carrega automaticamente o número do processo unificador(1). Para dar continuidade, informe o número do processo que será unificado(2). Neste momento, o sistema fará uma validação, informando se é possível ou não realizar a unificação com o processo informado(3).
3. O campo Data da unificação(1) já vem preenchido com a data atual, e o Motivo da unificaçao(2) é de preenchimento opcional.
4. Este procedimento não é obrigatório, mas, caso seja necessário, clique em Selecionar peças para incluir documentos no processo unificador.
5. Na nova janela, selecione as peças que deseja incluir na unificação do processo (1). Ao selecionar uma peça é possível visualizar o seu conteúdo. Para concluir a seleção, clique em Confirmar (2).
6. A(s) peça(s) selecionada(s) é(são) listada(s)(1) na janela Unificação. É possível incluir mais peças antes de realizar a unificação ou excluir (2) a peça selecionada clicando no ícone da lixeira . Para finalizar, clique em Unificar(3).
7. Após realizar a unificação, as peças e as partes do processo unificado passam a compor o processo unificador. O processo unificado é extinto e o seu número é apresentado na parte inferior da tela, assim como a data em que foi realizada e o motivo da unificação.
Pronto! Agora que você já sabe como realizar a unificação de processos, pode utilizar essa funcionalidade sempre que necessário.
Autoria: Soraia Aparecida Santana Lage e Keli Cristina Manini
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis