Como cadastro um tipo de documento digital no SAJ Procuradorias quando a integração é MNI?

Versão do sistema: 5.2.1-34
Atualizado em: 11/02/2020

  Atenção: conteúdo destinado ao suporte técnico. 

Quando um procurador protocola eletronicamente um documento, este, que originalmente foi emitido no SAJ Procuradorias, será enviado para o sistema utilizado pelo Tribunal do Estado, que se integra ao SAJ. Para que a comunicação entre os dois sistemas ocorra corretamente, é necessário que seja realizada uma configuração no SAJ ADM. Essa configuração define, por exemplo, qual documento chegará ao Tribunal, quando uma Petição Diversa for protocolada. 

Quando a integração entre o SAJ Procuradorias e o sistema do Tribunal do Estado utilizarem o Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), a configuração do tipo de documento digital deve ser feita conforme os passos descritos neste artigo.

1. No SAJ ADM acesse o menu Apoio e clique no submenu Cadastros de Tipos e selecione a opção Documentos Digitais WS.

2. Com a tela de Tipo Documento Digital por WebService aberta, é preciso escolher para qual WebService o Procurador irá enviar os próximos documentos que serão emitidos no SAJ Procuradorias. 

Atenção

Essa informação deve ser passada ao cliente através da Equipe de Configurações Avançadas.

 

3. Para visualizar as opções de WebServices disponíveis, clique na lupa de consulta ao lado do campo Web Service.

2019-12-09_10h31_36_1.png

Dica

Também é possível clicar dentro do campo Web Service e utilizar o F5 para abrir a lista de opções.

 

4. Com a consulta de Web Services aberta, selecione a opção desejada, clique em Selecionar para, em seguida, iniciar a configuração do tipo de documento digital que será utilizado para protocolo eletrônico.

2019-12-09_10h34_26_1.png

Observação

A listagem superior se refere ao documento principal que será peticionado, e a listagem inferior se refere aos documentos anexados ao documento principal, ou seja, a lista inferior deverá conter TODOS os tipos de documentos que os Procuradores podem emitir no SAJ Procuradorias.

2019-12-09_10h39_29_1.png

 

5. Para inserir um novo tipo de documento digital, clique sobre o botão de inserir (soma), no canto direito da lista superior. Nesse momento é aberta uma nova linha para incluir a nova configuração.

2019-12-09_10h44_58_1.png

 

6. Para preencher os campos do novo tipo de documento digital, é necessário saber as informações: 

  • O código ou o nome da categoria de documento principal que o Procurador irá utilizar nos próximos peticionamentos;
  • O código do tipo de documento digital que o sistema do Tribunal aceita e que faz relação com a categoria do documento principal (informação essa que deve ser coletada junto ao Tribunal do Estado).

Após incluir o novo tipo de documento digital, salve as informações no botão Salvar, logo abaixo da lista superior. 

2019-12-09_11h12_16_1.png

Saiba mais

O último campo da lista superior, chamado Tp. Petição é um campo específico para a integração com o sistema eProc, em uso pela Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina. O Sistema eProc é o único que solicita receber essa informação nas petições. Os demais não precisam configurar esse campo.

2019-12-09_11h12_16_2.png

 

7. A mesma categoria deve ser aplicada na lista inferior, visto que o Procurador pode optar por anexar qualquer tipo de documento digital no documento principal, e caso ele tente peticionar um documento que possui um anexo que não tem configuração de tipo de documento digital, não será possível realizar o protocolo eletrônico. 

2019-12-09_11h20_05_1.png

 

8. Para inserir um novo registro na lista inferior, basta clicar no botão inserir (soma) ao lado da mesma. Nesse momento o sistema irá abrir uma nova linha para que se possa consultar pelo tipo de documento digital que deseja configurar. 

2019-12-12_11h39_08_1.png

 

9. Para inserir um novo tipo de documento digital dos anexos que poderão ser utilizados nos próximos protocolos eletrônicos, o usuário Administrador precisará adicionar duas informações na lista inferior da tela Tipo Documento Digital por Web service. Para isso duas novas informações deverão ser inclusas nesse novo registro. São elas:

  • O código ou o nome do tipo de documento digital relacionado à categoria de documento inclusa no grid superior
  • O código do Tipo Doc. que o sistema do Tribunal aceita como anexo (informação essa que deve ser coletada junto ao Tribunal do Estado). Topos os documentos de anexo terão o mesmo código, pois assim o sistema utilizado no Tribunal reconhecerá como anexo e assim fará a distinção do documento principal. 

Com a nova linha inserida, clique na lupa da nova linha para visualizar todos os tipos de documentos existentes. 

2019-12-12_11h39_08_2.png

 

10. Com a tela Consulta de Tipos de Documentos Digitais aberta, selecione uma das opções listadas ou filtre pelo código ou nome do tipo desejado. Feito isso, clique em Selecionar 

2019-12-12_11h19_31_1_2.png

Observação

Ignore as opções de tipo de peça a ser digitalizada, pois essa tela está sendo construída para novas funcionalidades e, por enquanto, essas opções não devem ser consideradas.

 
Após incluir o novo tipo de documento digital, lembre-se de salvar as informações, clicando no botão Salvar que fica abaixo da lista inferior.

Atenção

Além dessas configurações, deve-se confirmar se a categoria de documento está habilitada para peticionamento.

 
Pronto! Com as configurações aplicadas, o Procurador irá conseguir peticionar o documento no Web Service que foi incluído o tipo de documento digital. 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Karla Monalize
Adequação e revisão: Dariana Farias

Esse artigo foi útil?