Como realizo distribuição de mandados no SAJ PG Tribunais

Cliente: TJAC 
Versão: 1.9.3-48 | Publicação: 05/11/2019

A distribuição de mandados é realizada pelo usuário da Central de Mandados, conforme as configurações do sistema. Acompanhe a seguir o passo a passo da funcionalidade:

1. No SAJ PG, acesse o menu Mandados, selecione a opção Distribuição e clique em Distribuição novamente.

distribuicao_mandado01.png

2. Na tela de Distribuição de Mandados, informe o número do processo.

distribuicao_mandado02_1.png

3. Após informar o processo, caso ele possua mais de um mandado, o sistema abre automaticamente a janela Seleção de Mandados. Neste momento, o usuário tem duas opções: ou seleciona o mandado a ser distribuído nesta janela.

distribuicao_mandado04.png

4. Ou fecha a janela aberta automaticamente e informa o número do mandado desejado no campo Mandado.

distribuicao_mandado03_1.png

5. Uma vez selecionado o mandado, o sistema preenche os campos Tipo de distribuição(1), a Zona(2) definida na emissão do mandado, a Classificação(3) e a Forma de pagamento(4). Essas informações podem ser alteradas manualmente antes de realizar a distribuição.

distribuicao_mandado05_1.png

6. Caso o tipo de distribuição seja alterado de Sorteio para Direcionamento(1), o sistema solicitará o preenchimento do oficial de justiça no campo Agente(2).

Observação
Caso o Tipo de distribuição seja alterado para Direcionamento, antes do sistema concluir a distribuição, o usuário deverá informar a justificativa.

distribuicao_mandado06_1.png

7. Depois do preenchimento das informações, clique em Distribuir.

distribuicao_mandado07_1.png

Atenção
O mandado é distribuído conforme o tipo de distribuição definido pelo usuário: por sorteio ou por direcionamento, selecionando manualmente o oficial. Em ambos os casos são considerados os oficiais ativos na zona indicada e existe um controle de pesos para a distribuição de mandados, que é gerenciado pelo sistema para que ocorra a distribuição balanceada entre os oficiais.

Ao iniciar a distribuição de um mandado ainda não encaminhado ao Oficial de Justiça, o sistema verifica a existência de algum outro mandado distribuído para o mesmo processo e zona, mesmo endereço ou mesma pessoa e realiza a distribuição automática por direcionamento para o mesmo Oficial. Os mandados com esta característica são destacados com o ícone  icone.png, e, ao posicionar o cursor do mouse sobre ele, é apresentada uma mensagem informando o tipo de direcionamento recebido na distribuição.

distribuicao_mandado08_1.png

Após a distribuição, os mandados ainda precisam ser remetidos(1) ao Oficial de Justiça. Pode-se remeter todos os mandados distribuídos ou somente os que estiverem selecionados. Os mandados distribuídos e remetidos ao Oficial de Justiça são destacados em cinza e não podem mais ser manipulados(2).

distribuicao_mandado09_1.png

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Soraia Aparecida Santana Lage
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis
Esse artigo foi útil?