As diferentes formas de organizar os Autos na Pasta Digital do SAJ Tribunais

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 11/02/2020

 

Na Pasta Digital existem alguns recursos que auxiliam na visualização dos Autos.  São cinco as diferentes maneiras de organizar os autos digitais para facilitar a localização dos documentos.

Acompanhe na prática como utilizar essas funcionalidades.

Observação

Se você estiver acessando o SAJ em uma versão anterior a 2.0, utilize os mesmos passos orientados a seguir.

 

1. Acesse a Pasta Digital, clicando no menu Consulta e clique no submenu Autos. Ou utilize a tecla F12 do seu teclado.

Print_1_destaque.png

 

2.  Informe o número do processo e na aba Documentos clique na seta do campo "Exibir em ordem cronológica":

Print_2_destaque.png

Você terá as seguintes opções para organizar os documentos:

  • Exibir em ordem cronológica”: essa é a opção padrão que vem marcada, nessa forma de visualização o sistema irá apresentar todas as peças e páginas do processo em ordem cronológica (da mais antiga para a mais recente).
  • "Somente peças de 1º grau": essa forma de exibição irá filtrar nos autos entre peças emitidas somente na primeira instância ou na segunda instância. 
  • "Somente peças de 2º grau”: essa forma de exibição irá filtrar nos autos entre peças emitidas na primeira instância ou na segunda instância. Lembrando que nem sempre haverá essa separação nos autos, pois o processo pode não ter sofrido nenhum tipo de envio de recurso eletrônico (não possuindo peças de segundo grau) ou se for baixado à instância anterior (processos originários no 2º grau sem número de origem no 1º grau). 
  • "Páginas definidas como Página Principal”: nesse modo irá exibir somente as peças elencadas como “principal”, assim você pode realizar um filtro nas peças que julgar importantes e exibir somente elas quando aplicar esse filtro. Lembrando que mais de uma página pode ser definida como principal.
Observação

Para tornar uma peça como principal clique com o botão direito do mouse em cima da página, abrirá uma tela com algumas opções de seleção, selecione a opção "Definir como Página principal” ou  utilize o atalho “Ctrl+G”.

tornar_p_gina_principal_.png

 

A página definida como principal irá ganhar um ícone de estrela. Veja como exemplo a "página 1" definida como principal:

p_gina_principal.png

 

E para remover a categoria como página principal, realize o mesmo procedimento.

remover_p_gina_principal.png

 

  • Somente documentos do tipo...”: esse método de filtro ajuda muito a localizar documentos específicos, não sendo necessário procurar em toda a sequência de documentos. Ao utilizar esta opção, você pode filtrar diretamente por um tipo de documento e serão exibidos somente os documentos daquela categoria escolhida. Lembrando que somente serão apresentadas as categorias de documentos que já estejam nos autos.

Print_7_.png

Todas essas formas de visualização facilitam a visualização, localização de documentos e a interpretação do processo. Visando agilizar o procedimento e fornecer maior produtividade no uso da Pasta Digital.

 

Saiba mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Cecílio Falcomer Júnior
Validação: Vanessa Merges

Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?