Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 11/02/2020
Na Pasta Digital existem alguns recursos que auxiliam na visualização dos Autos. São cinco as diferentes maneiras de organizar os autos digitais para facilitar a localização dos documentos.
Acompanhe na prática como utilizar essas funcionalidades.
Se você estiver acessando o SAJ em uma versão anterior a 2.0, utilize os mesmos passos orientados a seguir.
1. Acesse a Pasta Digital, clicando no menu Consulta e clique no submenu Autos. Ou utilize a tecla F12 do seu teclado.
2. Informe o número do processo e na aba Documentos clique na seta do campo "Exibir em ordem cronológica":
Você terá as seguintes opções para organizar os documentos:
- “Exibir em ordem cronológica”: essa é a opção padrão que vem marcada, nessa forma de visualização o sistema irá apresentar todas as peças e páginas do processo em ordem cronológica (da mais antiga para a mais recente).
- "Somente peças de 1º grau": essa forma de exibição irá filtrar nos autos entre peças emitidas somente na primeira instância ou na segunda instância.
- "Somente peças de 2º grau”: essa forma de exibição irá filtrar nos autos entre peças emitidas na primeira instância ou na segunda instância. Lembrando que nem sempre haverá essa separação nos autos, pois o processo pode não ter sofrido nenhum tipo de envio de recurso eletrônico (não possuindo peças de segundo grau) ou se for baixado à instância anterior (processos originários no 2º grau sem número de origem no 1º grau).
- "Páginas definidas como Página Principal”: nesse modo irá exibir somente as peças elencadas como “principal”, assim você pode realizar um filtro nas peças que julgar importantes e exibir somente elas quando aplicar esse filtro. Lembrando que mais de uma página pode ser definida como principal.
Para tornar uma peça como principal clique com o botão direito do mouse em cima da página, abrirá uma tela com algumas opções de seleção, selecione a opção "Definir como Página principal” ou utilize o atalho “Ctrl+G”.
A página definida como principal irá ganhar um ícone de estrela. Veja como exemplo a "página 1" definida como principal:
E para remover a categoria como página principal, realize o mesmo procedimento.
- “Somente documentos do tipo...”: esse método de filtro ajuda muito a localizar documentos específicos, não sendo necessário procurar em toda a sequência de documentos. Ao utilizar esta opção, você pode filtrar diretamente por um tipo de documento e serão exibidos somente os documentos daquela categoria escolhida. Lembrando que somente serão apresentadas as categorias de documentos que já estejam nos autos.
Todas essas formas de visualização facilitam a visualização, localização de documentos e a interpretação do processo. Visando agilizar o procedimento e fornecer maior produtividade no uso da Pasta Digital.
Para saber outras funcionalidade sobre a Pasta Digital, acesse os links a seguir:
Autoria: Cecílio Falcomer Júnior
Validação: Vanessa Merges
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues