SAJ Insights: conheça os principais painéis do Relatório PG

Cliente: TJAM
Publicação: 18/10/2019

O Relatório PG possui diversos painéis de indicadores-chave que proporcionam uma visão analítica e estratégica a respeito dos dados obtidos do Sistema de Automação de Justiça – Primeiro Grau (SAJ/PG), elevando os níveis de produtividade e eficiência do tribunal. Conheça a seguir alguns dos principais painéis do Relatório PG:


Resumo – 2019: este painel apresenta um resumo dos dados extraídos para o ano de 2019. É dividido em três grupos de informações: Principais indicadores, Casos novos e processos baixados e Produtividade. Em Principais Indicadores apresenta algumas das principais informações a respeito do andamento dos processos do TJAM; em Casos novos e processos baixados apresenta o valor total, valores acumulados e valores mensais, conferindo três perspectivas a respeito do indicador; em Produtividade, a ferramenta apresenta a relação entre os processos movimentados e os processos em andamento e apresenta também a média mensal da duração processual.

IAD | Casos novos | Baixados
Essa aba considera três indicadores, o índice de atendimento à demanda (IAD), o número de casos novos e o número de processos baixados. Ela é muito importante, pois permite analisar, no mesmo visual, os volumes de processos entrados, baixados e o índice de atendimento à demanda.

Taxa de Congestionamento
A taxa de congestionamento mensura a efetividade do tribunal, levando-se em conta o total de processos pendentes no fim do período e o total de processos baixados no período. Considere que os valores de processos pendentes são sempre referentes ao último período filtrado, exceto quando há quebra por ano e mês. Entenda ainda que os valores de processos baixados são sempre referentes ao somatório do período filtrado, exceto quando há quebra por ano e mês.

Em andamento | Com e sem movimentação
Essa aba abrange dados sobre processos em andamento, sem movimentação e também movimentados.

Situacional
A aba Situacional apresenta o totalizador de situações dos processos no fim do período de consulta. Perceba que é considerado o total de processos arquivados, em andamento, julgados e suspensos no fim do período de consulta.

Arquivados | Remetidos SG
São considerados processos arquivados definitivamente aqueles que tiveram a movimentação de baixa lançada no histórico do andamento processual. É contabilizada apenas a primeira baixa do processo.

Já os processos remetidos para o segundo grau são aqueles cuja movimentação recebida altera sua situação para G – Em grau de recurso.

Fluxos e Filas Processuais
Essa aba apresenta informações referentes aos processos e documentos digitais que tramitam pelo sistema, como o tempo em que se encontram no Fluxo de Trabalho e filas, bem como sua especialidade e a localização vara em que estão localizados. Assim, você poderá ter uma visão mais abrangente a respeito do fluxo processual.

Observação
A contagem de processos e documentos é feita partir das filas processuais. Assim, se um mesmo processo estiver em três filas diferentes, ele será contabilizado três vezes no painel.

Essa é uma das abas mais importantes do SAJ Insights para a gestão do dia-a-dia da unidade judicial. Nela estão habilitados filtros adicionais de Fluxo e Fila, o que torna possível analisar as filas que possuem processos sendo movimentados mais rapidamente ou lentamente. Essa é uma análise muito rica para entender os gargalos na tramitação dos processos, tanto relacionados às filas como às classes de processos que mais demandam atenção.

Petições Intermediárias
Aqui são exibidas informações referentes às petições intermediárias cadastradas peticionadas no SAJ/PG. É considerada a protocolação de quaisquer documentos classificados como petição, desde que não sejam casos novos.

O painel apresenta o percentual total de petições intermediárias em relação à quantidade de processos em andamento no fim do período selecionado (Ano e Mês).

Processos em Carga
Essa aba aborda informações relacionadas aos processos físicos que estão em carga cuja gestão é realizada no sistema. Nele são apresentados os foros e as varas em que se encontram locais que esses processos provêm, suas especialidades e os últimos locais físicos em que se encontravam, além de suas quantidades por período. São desconsiderados os processos em carga com cartórios ou varas e também os processos em arquivo.


Audiências
Traz informações a respeito do total das audiências ocorridas no TJAM por ano e por situação, por exemplo, as audiências que foram realizadas e as agendadas, independentemente da situação atual. São considerados os totais de audiências agendadas, podendo existir mais de uma por processo. ocorrências lançadas, mesmo que haja mais de uma por processo.

Atenção
Nos gráficos Realizadas no período, Especialidade e Localização são exibidas apenas as quantidades de audiências que foram realizadas..

Mandados
Essa aba tem o objetivo de contabilizar o total de documentos emitidos da categoria Mandados no sistema. Apresenta informações como os números daqueles que foram emitidos, cumpridos, não cumpridos e parcialmente cumpridos. Além disso, exibe as quantidades originadas por localização e por competência.

A soma de mandados cumpridos, não cumpridos e parcialmente cumpridos normalmente não fechará não deve fechar com o total de mandados emitidos, pois, por exemplo, um mandado cumprido no mês atual pode ter sido emitido há três meses. Assim, haverá discrepância nessas quantidades.

Documentos emitidos
Apresenta o número total de documentos emitidos no SAJ/PG, com base na categoria, modelo e usuário de criação. São considerados todos os documentos finalizados, independentemente do usuário que os criou.

É possível analisar e comparar a produtividade da unidade no tocante à emissão de documentos. É possível realizar essa análise tanto em termos de volumes de expedientes emitidos por categoria (despacho, sentença, ato ordinatório etc.) como pelo seu tipo (instituição, grupo e usuário).

Lembre-se de que as visões permitem analisar o nome do profissional responsável pela emissão do expediente. Também é possível ver quais são os documentos mais/menos usados, o que por sua vez pode subsidiar decisões realizadas à revisão, configuração, criação, fusão ou exclusão (tornar fora de uso) de modelos de documentos específicos.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Gustavo Rudolfo de Oliveira
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis 
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