SAJ Insights: como utilizar os filtros dos painéis?

Cliente: TJAM
Publicação: 18/10/2019

Conhecer as funcionalidades do SAJ Insights é fundamental para extrair dele todo seu potencial. Nesse sentido, iremos conhecer com este artigo o mecanismo de funcionamento e de combinação dos filtros que determinam os resultados extraídos de cada painel. Acompanhe a seguir:

1. Após acessar o SAJ Insights, na página inicial do usuário são apresentados os links para os principais painéis. Essa tela pode variar conforme o perfil do usuário, portanto entre naquele que faz parte da sua rotina de trabalho. Para exemplificar, utilizaremos o Relatório PG.

2. Com o relatório aberto, o primeiro painel disponível é o de Resumo do ano corrente e nele já é possível perceber que os filtros ficam dispostos ao lado direito.

filtros02.png

3. Existem três tipos de filtros: filtros do visual(1), da página(2) e de todas as páginas(3).

filtros03.png

Os filtros do visual estão disponíveis em todas as abas, mas é necessário selecionar um elemento do painel para que ele se torne visível.

Já para os filtros da página, não é necessário selecionar nenhum elemento dos painéis e estão automaticamente visíveis somente na aba em que eles se aplicam. Por exemplo, na aba Audiência, temos, além de outros, os filtros Data da audiência e Tipo de audiência; na aba Fluxos e filas processuais temos os filtros Fila e Fluxo. Atualmente, além das abas mencionadas anteriormente, também é possível encontrar este tipo de filtro nas abas Situacional, Petições intermediárias, Processos em carga e Documentos emitidos.

Atenção
Os filtros de todas as páginas são aqueles que são comuns a todos os relatórios. Quando esse tipo de filtro é utilizado, o filtro aplicado em uma determinada aba será aplicado a todas as outras também.

4. Além disso, ainda é possível selecionar um outro tipo de filtragem: a básica ou a avançada.

A filtragem básica é a opção de filtro padrão, que listará todas as possibilidades de filtro. Alguns apresentam um campo de busca localizado logo abaixo da opção de tipo de filtro, no qual é possível digitar termos específicos para localizar mais rapidamente a opção desejada(1). Também é possível selecionar somente uma ou quantas opções julgar necessário(2).

filtros05.png

A filtragem avançada está disponível na maioria dos filtros e permite compor outros tipos de opções e combinações, emitindo resultados muito mais específicos. Para exemplificar, vamos utilizar o painel Audiências e observar o gráfico Localização, indicando no filtro avançado as informações que gostaríamos de analisar, veja:

filtros04.png

No filtro [LOC]Vara-Foro foi indicado que a Vara contém a palavra família OU contém a palavra criminal(2), clique em Aplicar filtro e serão listadas todas as varas que possuem essas palavras em seu nome, indicando a quantidade de audiências realizadas nas varas consideradas pelos filtros aplicados.

5. Para limpar as opções selecionadas em um determinado filtro, clique no ícone excluir.png, localizado no canto superior direito de cada filtro(1). Para limpar todas as opções selecionadas, ou seja, restaurar todos os filtros, clique no botão Limpar filtros, localizado na parte superior dos painéis(2). Para mostrar ou ocultar todos os filtros, clique no funil localizado no cabeçalho superior do painel de filtros(3) e para visualizar os filtros aplicados no painel, clique no ícone filtros.png localizado no cabeçalho superior de cada elemento no painel(4).

filtros06.png

As diversas associações entre os filtros refinam as análises e a utilização dos filtros avançados trazem resultados mais específicos sobre um determinado dado. As análises podem ser realizadas de forma comparativa, entre períodos ou, ainda, entre unidades judiciais de mesma competência ou entre classes processuais dentro de uma mesma unidade judicial, por exemplo. São inúmeras possibilidades que trazem resultados muito mais assertivos para o tribunal.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Gustavo Rudolfo de Oliveira
Adequação e revisão: Josiele Rozales Ramis 
Esse artigo foi útil?