Como realizo a assinatura em segundo plano por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.2-0 | Publicação: 17/09/2019

Artigo elaborado com base na versão 2.0.2-0


A assinatura em segundo plano, também chamada de processamento paralelo ou SAJ Assessor, é uma importante funcionalidade do sistema SAJ que permite realizar diversas atividades em concomitância à Finalização, Assinatura e Liberação dos documentos nos autos. Isso agiliza o seu trabalho e melhora a produtividade.

 

Mesmo que você tenha uma lista de documentos para assinar digitalmente a execução desta tarefa não atrapalhará a performance do sistema e não impedirá também que você dê continuidade ao seu trabalho.

Você poderá encaminhar de uma única vez diversos documentos para assinatura e liberação. De modo que, essa funcionalidade serve tanto para processos físicos quanto digitais.

Acompanhe na prática como realizar a assinatura de vários documentos ao mesmo tempo por meio do Fluxo de Trabalho.

1. No SAJ PG acesse o Fluxo de Trabalho, localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Ou acesse pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.  

imagem3.png

2. Na tela do Fluxo de Trabalho, selecione a fila (item 1 da figura) que deseja assinar e liberar os documentos. Selecione os documentos desejados (item 2 da figura) e clique no botão Assinar e Liberar, localizado na barra superior (item 3 da figura). 

imagem4_destaque.png

3. O sistema solicitará o certificado digital. Selecione-o e clique em Assinar e Liberar. Desta forma, os documentos serão enviados para o processamento.

imagem5.png

 

 

Até esta ação ser concluída, você não poderá executar atividades que alterem o conteúdo dos documentos selecionados. Mas várias outras poderão ser realizadas, como visualização dos autos, consultas, emissão de novos documentos, entre outros.  

 

4. Caso você precise alterar o teor de um ou mais documentos selecionados, desde que ainda não tenham sido processados, é possível cancelar a operação. Para isso, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção "Liberar todos os objetos do processamento" (item 1 da figura). Assim, a operação será interrompida para todos os documentos que estão aguardando processamento.

imagem7_destaque.png

 

Entretanto, se deseja interromper apenas para um documento, selecione-o, clique com o botão direito e escolha a opção "Liberar objeto de processamento".

Conforme os documentos forem processados pelo sistema serão liberados para novas operações. Realizar a assinatura em segundo plano por meio do fluxo de trabalho também é simples, prático e garante melhorias significativas na sua produtividade.

 

 

Para saber como realizar a assinatura em segundo plano por meio do Gerenciador de Arquivos, acesse o link:

Como realizo a assinatura em segundo plano por meio do Gerenciador de Arquivos no SAJ PG Tribunais?

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Aline Montagner Cervo
        Daniel Vand Sand  

Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?