Como faço um peticionamento por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ Procuradorias?

Artigo elaborado com base na versão 5.2.0-89

 

Em qualquer processo judicial, faz-se necessário realizar peticionamentos. E com o SAJ Procuradorias isso se torna muito rápido e prático. Por meio do sistema você pode protocolar seus documentos eletronicamente com mais agilidade e flexibilidade, sobretudo porque é possível fazer isso em horários diferenciados e ainda acompanhar em tempo real a movimentação processual, tendo assim, segurança de que os seus dados foram realmente transmitidos. E o melhor de tudo: por ser um procedimento totalmente virtual, não há necessidade de utilizar papel.

Uma vez protocolados por meio do SAJ Procuradorias, seus documentos são enviados diretamente à vara em que tramita o processo ou ao distribuidor competente.

Confira como realizar seus peticionamentos por meio do Fluxo de trabalho no SAJ Procuradorias.

 

1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo, e localize em uma de suas filas a pendência desejada. 

2. Uma vez localizada a pendência, clique sobre ela para selecioná-la (1) e, em seguida, clique na atividade Elaborar manifestação (2).

Peticionamento_pelo_workflow_1.png

 

 

Também é possível clicar sobre a pendência desejada (1) com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto e, nele, clicar na atividade Elaborar manifestação (2). 

Peticionamento_pelo_workflow_1_2.png

 

 

O nome das filas de trabalho e das atividades disponíveis em cada uma delas pode variar de uma procuradoria para a outra. A Atividade Elaborar manifestação, por exemplo, pode aparecer, entre entras formas, como Elaborar parecer e Emitir documento. 

 

3. Neste momento o sistema exibira a tela de Emissão de Documentos. Provavelmente, o campo Categoria(1) já estará preenchido de acordo com a necessidade da manifestação. Caso não esteja (ou a manifestação sugerida não seja a mais adequada à pendência) clique na lupa (2) disponível ao lado do campo para abrir a tela Consulta de Categorias.

Peticionamento_pelo_workflow_2.png

 

4. Nela, selecione a categoria adequada à sua manifestação (1) e clique em Selecionar (2). 

Peticionamento_pelo_workflow_3.png

 

5. Siga o mesmo procedimento para o campo Modelo (1). Clique na lupa (2) disponível ao lado do campo para abrir a tela Consulta de Modelos de Documento (3) para selecionar o modelo mais adequado à sua manifestação. 

6. Se precisar de apoio, utilize os campos de busca na parte superior da janela (4). Ao encontrar o modelo desejado, clique sobre ele (5) e, em seguida, clique na opção Selecionar(6). 

Peticionamento_pelo_workflow_4.png

 

7. De volta à tela Emissão de Documentos, confira a categoria, o modelo e as informações do processo e clique em Editar. 

Peticionamento_pelo_workflow_5.png

 

8. Neste momento o sistema exibirá o modelo selecionado no Editor de Texto. Realize as alterações necessárias no documento e, ao concluir, clique na opção Finalizar documento, disponível na barra especial de ferramentas, na lateral esquerda da tela.

Peticionamento_pelo_workflow_6.png


9. Na tela de Finalização de documento, selecione as opções (1) Assinar eletronicamente e Exportar documentos para seguir com o peticionamento. Em seguida, clique na opção Finalizar (2).

Peticionamento_pelo_workflow_7.png

 

  • Caso deseja peticionar mais tarde, mantenha as duas opções desmarcadas e clique em Finalizar. Assim você mantém o documento apenas nos autos internos do processo.
  • Perceba que, no lado direito da tela, há algumas opções disponíveis, entre elas, Encerrar pendência. Essa opção permite que você, ao protocolar o documento, já encerre automaticamente a sua pendências, retirando-a, assim, de sua fila de trabalho.

    Peticionamento_pelo_workflow_7_2.png

 

10. Neste momento o sistema pedirá para que você selecione seu certificado digital. Clique sobre ele (1) e, em seguida, clique em Selecionar (2).

Peticionamento_pelo_workflow_8.png

 

  • Se você utiliza certificado digital, confira se o mesmo está devidamente instalado.

  • Caso utilize token, observe se o mesmo se encontra devidamente conectado ao seu computador


11. Pronto, seu documento foi peticionado com sucesso. Confira as informações do recibo de peticionamento eletrônico e clique em Sair.

 Peticionamento_pelo_workflow_9.png


Ao clicar em Sair você será direcionado ao local do sistema em que estava antes da elaboração do documento e já pode seguir com as suas atividades normalmente. Aproveite essa importante ferramenta do sistema SAJ Procuradorias para agilizar a sua rotina.

  

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Mário Sampaio Coelho Neto
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente

Esse artigo foi útil?