Como regularizo os processos de Ações Coletivas encaminhadas para um fluxo indevidamente no SAJ PG Tribunais?

Cliente: TJSP
Versão: 1.9.3-X | Publicação: 18/09/2019

Uma ação coletiva é aquela que envolve um conjunto de pessoas ou até mesmo toda a sociedade. Isto porque, a decisão tomada em uma ação coletiva afeta não só os indivíduos que entraram com a ação como também todos os que se encontram na situação julgada e pretendem entrar com uma ação na Justiça.

No SAJ PG o envio dos processos de Ações Coletivas para um fluxo específico, é realizado por meio da seleção dos processos e encaminhamento ao fluxo Ações Coletivas - Atos. Porém, se por algum motivo houver algum equívoco realizado pelo usuário, é possível desfazer a ação seguindo alguns procedimentos. 

Acompanhe nesse artigo como regularizar os processos de Ações Coletivas encaminhadas para outro fluxo indevidamente.

1. No SAJ PG acesse o Fluxo de Trabalho, localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Outra maneira para acessar o fluxo é pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.  

imagem1_destaque.png

 

2. Na tela do Fluxo de Trabalho acesse a fila Ag. Análise do Cartório (item 1 da figura) e clique no botão “Encaminhar Fluxo Ações Coletivas - Atos” (item 2 da figura).

 

O botão “Encaminhar Fluxo Ações Coletivas - Atos”, existente em algumas filas, tem a função de enviar o processo para o fluxo de “Ações Coletivas – Atos”, para as devidas tratativas. 

19_Acoes_Coletivas_1_destaque.png

 

3. Caso tenha encaminhado o processo por engano para este fluxo e queira que este retorne ao seu fluxo original, altere o fluxo de trabalho para “Ações Coletivas – Atos” (item 1 da figura), o processo estará na fila “Ag. Análise de Cartório” (item 2 da figura). Selecione o processo (item 3 da figura) e, em seguida, clique no botão de Atividade referente à competência do processo. No exemplo, “Encaminhar Fluxo Cível – Atos” (item 4 da figura). Feito isso o processo estará na fila Ag. Análise do fluxo selecionado. 

19_Acoes_Coletivas_2_destaque.png

 

 

Importante ressaltar que se houver dependência no fluxo para este processo será necessário saná-las previamente, caso contrário, o sistema não permitirá o envio para o outro fluxo.

19_Acoes_Coletivas_3_destaque.png

Você viu nesse artigo como regularizar os processos de Ações Coletivas encaminhadas para outro fluxo indevidamente. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.

Créditos - Equipe SAJ Tribunais 
Autoria: Fernando Aparecido da Cruz
Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?