O que acontece quando o AR é devolvido pelo Correio no SAJ PG5 Tribunais?

Cliente: TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 14/08/2020

 

No SAJ/PG5 é possível enviar os AR’s aos Correios de forma automática. Os Correios ficam responsáveis por imprimir, cumprir, digitalizar e, respectivamente, juntar o Aviso de Recebimento Digital (AR digital) aos autos eletrônicos, garantindo benefícios aos procedimentos citatórios e a economia de recursos naturais.

Mas o que acontece quando o AR é devolvido? Esse é o assunto desse artigo. Acompanhe!

1. Acesse o menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho  ou clique diretamente no ícone do fluxo  localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura) e clique no subfluxo (fila) Carta (item 2 da figura).

01_tela_principal_SAJ_Fluxo.jpg

 

2. Na devolução do AR os Correios informam a situação do AR (Positivo, Negativo ou Rejeitado) e o AR é movido, automaticamente, para a próxima fila, de acordo com a situação e movimentação informada. 

2.1 Caso seja “positivo”, será lançada a movimentação “AR Positivo Juntado” e o documento de AR Digital será juntado, automaticamente, ao Processo, que, por sua vez, será movimentado para a Fila “Ag. Decurso de Prazo” (item 1 da figura).
 02_AR_positivo_juntado.jpg

Observação

Após a decorrência do prazo, o documento ficará sinalizado em vermelho indicando que o prazo está expirado. Você pode verificar o prazo através da atividade “Certificar decurso de prazo” e encerrar o prazo através da atividade “Encerrar prazo”, na fila “Ag. Decurso de prazo”.

 

 2.2 Caso seja “negativo”, serão lançadas movimentações de AR Negativo, o documento de AR Digital é juntado no processo, automaticamente, e o processo é movimentado para a fila “Ag. Análise de ARs não Cumpridos” (item 1 da figura).

03_ag_analise_AR.jpg

Atenção

Para consultar os dados de devolução do AR Digital, acesse o menu “AR”, clique no submenu “Consulta de Aviso de Recebimento”.

 Você viu nesse artigo o que acontece quando o AR é devolvido ao sistema SAJ. Para saber como realizar o envio do AR ao Correio ou o que acontece quando o AR é rejeitado pelo Correio, acesse os links a seguir.

Saiba mais

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Suellen Galicioli
Validação: Matheus Andrade de Menezes 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?