Como envio os ARs aos Correios no SAJ PG5 Tribunais?

Cliente: TJAC | TJSP 
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 14/08/2020

 

No SAJ/PG5 é possível enviar os AR’s aos Correios de forma automática. Os Correios ficam responsáveis por imprimir, cumprir, digitalizar e, respectivamente, juntar o Aviso de Recebimento Digital (AR digital) aos autos eletrônicos, garantindo benefícios aos procedimentos citatórios e a economia de recursos naturais.

Acompanhe como realizar esse procedimento no SAJ.

1. Primeiramente é necessário realizar a emissão da carta. Para isso, acesse o menu Expediente e clique na opção Emissão de documentos. Para saber como realizar esse procedimento, acesse o link abaixo.

Saiba mais

Acesse o artigo abaixo para saber mais sobre a emissão de documentos:

Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ/PG5 Tribunais?

 

Observação

Lembrando que o modelo utilizado deve estar configurado como "AR DIGITAL". 

01_AR_digital.jpg

 

2.  Acesse o menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho  ou clique diretamente no ícone do fluxo localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Na tela do Fluxo de Trabalho, clique no subfluxo (fila) Carta (item 2 da figura). Após a emissão, assinatura e liberação nos autos digitais, os documentos da categoria “Carta” serão movidos, automaticamente, para a fila “Ag. Envio para os Correios” (item 3 da figura) no subfluxo da categoria correspondente, onde aguardará que o SAJ envie os AR’s aos Correios, sem a necessidade de impressão e remessa. 

02_tela_inicial_SAJ.jpg

 

3. Na sequência, o sistema encaminhará, automaticamente, os documentos para a fila “Com os Correios” (item 1 da figura). A partir deste momento os AR’s são encaminhados para a Central de Distribuição dos Correios onde serão impressos, cumpridos, digitalizados e devolvidos ao cartório (via sistema) para o SAJ, ficando disponíveis no Subfluxo correspondente (Carta), fila Ag. Decurso de prazo (item 2 da figura), onde será cumprido o prazo do documento.  

03_ag_decurso_prazo.jpg

Atenção

O AR digital faz parte dos Atos Administrativos do CNJ, inclusive já foi citado na exposição “O Tribunal de Justiça e o Sistema Postal – Evolução na Celeridade Processual” que contou a evolução histórica do Poder Judiciário paulista e dos Correios.

 Você viu nesse artigo como emitir documentos que tenham AR Digital para os Correios.

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Suellen Galicioli
Validação: Matheus Andrade de Menezes 
Adequação e revisão: Mônica Guarezi Rodrigues
Esse artigo foi útil?