Como realizo a assinatura em segundo plano por meio do Gerenciador de Arquivos no SAJ PG Tribunais?

Cliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
Versão: 2.0.2-0 | Publicação: 17/09/2019

Artigo elaborado com base na versão 2.0.2-0


A assinatura em segundo plano, também chamada de processamento paralelo ou SAJ Assessor, é uma importante funcionalidade do sistema SAJ que permite realizar diversas atividades em concomitância à Finalização, Assinatura e Liberação dos documentos nos autos. Isso agiliza o seu trabalho e melhora a produtividade.

 

Mesmo que você tenha uma lista de documentos para assinar digitalmente a execução desta tarefa não atrapalhará a performance do sistema e não impedirá também que você dê continuidade ao seu trabalho.

Você poderá encaminhar de uma única vez diversos documentos para assinatura e liberação. De modo que, essa funcionalidade serve tanto para processos físicos quanto digitais.

Acompanhe na prática como realizar a assinatura de vários documentos ao mesmo tempo por meio do Gerenciador de Arquivos.

1. No SAJ PG acesse o Gerenciador de Arquivos, localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Ou acesse pelo menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos.  

imagem1_destaca.png

2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, clique na aba Pesquisar (item 1 da figura), informe o número do processo (item 2 da figura) e clique em Consultar (item 3 da figura). Selecione os documentos que deseja finalizar, assinar, liberar nos autos ou confirmar a movimentação (item 4 da figura), clique com o botão direito do mouse sobre um dos documentos e clique na opção Assinar Documentos (item 5 da figura). 

imagem2-a_destaque.png

3. O sistema solicitará o certificado digital. Selecione-o e clique em Assinar e Liberar. Desta forma, os documentos serão enviados para o processamento.

imagem5.png

 

 

Até esta ação ser concluída, você não poderá executar atividades que alterem o conteúdo dos documentos selecionados. Mas várias outras poderão ser realizadas, como visualização dos autos, consultas, emissão de novos documentos, entre outros.  

Conforme os documentos forem processados pelo sistema serão liberados para novas operações. Realizar a assinatura em segundo plano por meio do fluxo de trabalho também é simples, prático e garante melhorias significativas na sua produtividade.

 

 

Para saber como realizar a assinatura em segundo plano por meio do Fluxo de Trabalho, acesse o link:

Como realizo a assinatura em segundo plano por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais?

 

Créditos - Equipe SAJ Tribunais
Autoria: Aline Montagner Cervo
        Daniel Vand Sand  

Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?