Como realizo o cadastro e cópia do Autotexto no SAJ PG5 Tribunais?

Artigo elaborado com base na versão 1.8.33-68
Publicado em 23/08/2019

O Autotexto é um recurso que permite armazenar cópias de trechos de textos para serem utilizados posteriormente, acrescentando-os automaticamente nas emissões de expedientes com poucos cliques do mouse, independente da categoria de documento ou tipo de processo. Possui a flexibilidade de serem editados e formatados, além da opção de compartilhamento entre os usuários.

É possível utilizar trechos copiados de sites da internet, de editores de textos diversos, de PDFs ou mesmo o teor de algum expediente já emitido no sistema, como Despacho, Decisão ou Sentença.

Acompanhe na prática como utilizar essa funcionalidade.

1. Vamos utilizar o teor existente em um modelo de documento da Instituição para criar um Autotexto. Para isso, acesse o menu Expediente e clique no submenu Gerenciador de arquivos.

imagem1.png

 

2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, na categoria Despacho, clique em Modelos da Instituição (item 1 da figura). Com o botão direito do mouse sobre o documento que deseja visualizar (item 2 da figura), clique em Visualizar Arquivo (item 3 da figura).

18_Autotextos_1_destaque.png

 

3. Selecione o trecho que deseja copiar (conforme exemplo do item 1 da figura) e, em seguida, clique em Copiar (item 2 da figura) ou utilize as teclas de atalho do teclado “Ctrl+C”. 

18_Autotextos_2_destaque.png

 

4. Feito isso, agora é só criar o Autotexto. Para isso, acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Autotexto.

imagem2.png

5. Na tela de Cadastro de Autotextos, clique no botão Novo (item 1 da figura). No campo Abreviação será habilitada a opção para inserir o nome de seu Autotexto (ele deve ter ao menos 4 caracteres para uma busca posterior mais rápida). No exemplo colocamos "Despacho teor copiado" (item 2 da figura).

18_Autotextos_4_destaque.png

6. Cole o conteúdo copiado no campo específico (item 1 da figura). Para colar o texto copiado utilize o Ctrl + C do seu teclado. Em seguida, clique em Salvar (item 2 da figura). Pronto, seu Autotexto está criado.

18_Autotextos_5_destaque.png

 

Nesta tela também é possível compartilhar seu Autotexto. Selecione a caixinha (checkbox)  “Compartilhado com as lotações” (item 1 da figura) e insira uma ou mais lotações (item 2 da figura) com as quais queira que as pessoas que for compartilhar possam utilizar o conteúdo que você copiou e cadastrou. Para inserir nova linha clique no ícone lns, localizado no lado direito da tela (item 3 da figura). Clique em Salvar.

18_Autotextos_6_detaque.png

 

7. Para utilizar seus Autotextos na emissão de documentos no SAJ Editor, basta digitar a Abreviação que foi cadastrada previamente e a partir do 4º caractere o sistema irá mostrar a prévia do conteúdo e em seguida aperte a tecla F3 ou Enter para o inserir no documento (item 1 da figura).

18_Autotextos_8_destaque.png

 

8. Também é possível utilizar Autotextos compartilhados por outros usuários, clique no ícone mceclip0.png(localizado na barra vertical do lado esquerdo, item 1 da figura) para abrir o Painel Auxiliar e exibir a lista de Autotextos. Marque a opção “Exibir autotextos compartilhados ao(s) meu(s) grupo(s)” (item 2 da figura). Clique duas vezes no qual deseja usar que este será inserido em seu documento (item 3 da figura).

18_Autotextos_9_destaque.png

 

Os Autotextos são identificados da seguinte forma:

mceclip1.png - Criado pelo usuário

mceclip2.png - Compartilhado por outro usuário

Créditos - Equipe SAJ Tribunais 
Autoria: Fernando Aparecido da Cruz
Adequação e Revisão: Mônica Guarezi Rodrigues

Esse artigo foi útil?