Como utilizar imagens e tabelas no Editor de Documentos do SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.1.1-1

O Editor de Documentos é uma ferramenta que possui diversos recursos para criação de documentos dentro do SAJ MP. Uma delas, é a utilização de imagens, que podem ser inseridas do seu computador, e tabelas, que podem ser criadas no próprio Editor do sistema. Veja como utilizá-los neste artigo.

1. Para inserir imagens no Editor de Documentos do SAJ MP acesse o menu Inserir (1) da barra de ferramentas e selecione a opção Figura (2).

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2. Uma janela para busca do arquivo do seu computador abrirá. Encontre imagem desejada em seus arquivos, clique sobre ela (1), e em seguida em Abrir (2).

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3. A imagem selecionada abrirá no Editor de Documentos. Clicando com botão direito do mouse sobre a imagem, abrirá uma aba com algumas possibilidades de selecionar a posição da imagem:

  • Na Posição do Cursor;
  • Em relação ao Parágrafo - Com Fluxo de Texto Automático;
  • Em relação ao Parágrafo - Com Fluxo de Texto em Ambos os Lados;
  • Em Relação à Página - Sem controle de Fluxo de Texto;
  • Em relação à Página - Com Fluxo de Texto em Ambos os Lados;
  • Imagem abaixo/acima do texto.

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Todas opções de posição da imagem em relação a página ou em relação ao parágrafo deixam a imagem livre para movimentá-las.

 

 

É recomendado não utilizar imagens muito grandes, e é sugerido que você utilize no sistema SAJ MP imagens com tamanho máximo de 5120kb.

4. No Editor de Documentos também é possível desenhar tabelas. Para isso, acesse o menu Tabela (1) na barra de ferramentas, e selecione a opção Desenhar tabelas (2).

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5. A janela Inserir Tabelas abrirá. Defina o Número de colunas, Número de linhas, o Alinhamento, se haverá Bordas ou não, e a Largura (1) da tabela. Por fim, clique em Ok (5), e a tabela desejada aparecerá no editor.

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6. Note que a tabela definida (quatro colunas e quatro linhas) apareceu no Editor. No menu Tabela, também é possível adicionar linhas abaixo ou colunas à esquerda na tabela já desenhada. Para isso selecione a opção Inserir (1) e em seguida, escolha se irá adicionar Linhas abaixo ou Colunas à Esquerda (2).

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7. Além disso, também é possível excluir a tabela, linhas, colunas ou células no Editor. No menu Tabela, selecione a opção Excluir (1), e na sequência escolha uma das opções: Tabela, Linha, Coluna ou Célula (2) que deseja excluir.

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8. Uma outra possibilidade no Editor de Documentos é mesclar células. Para isso, selecione as linhas ou colunas (1) da sua tabela que deseja mesclar, e no menu Tabela (2) selecione a opção Mesclar Células (3).

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9. Para dividir essas células mescladas, selecione a célula (1) na tabela e clique no menu Tabela (2) e a opção Dividir Células (3).

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Muito bem! Agora você já conhece algumas da funcionalidade do Editor de Documentos, o uso de imagens e tabelas. Utilize esta ferramenta sempre que preciso e torne sua rotina de trabalho mais eficiente.

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Jean Augusto Fialho Ajala
Adequação e revisão: Marina de Oliveira Arrabal

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