Como cadastro um processo administrativo no SAJ Procuradorias: cadastrando dados básicos

Versão do sistema: 5.4.0-2
Atualizado em: 23/12/2020  


A janela de cadastro de processos permite realizar o registro dos dados básicos de um processo, das partes que o compõem, de assuntos e outras informações relacionadas. Possibilita, ainda, a consulta do andamento processual, automatizando a notificação de pendências para o procurador responsável, oferecendo real controle dos prazos processuais e das ações que necessitam de sua manifestação.

Como a tela é dividida em muitas abas, para melhor disposição das informações, este material foi dividido em quatro partes,: 

Parte 1: cadastrando dados básicos (você está neste material)
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: informando dados complementares


Acompanhe a partir de agora a primeira etapa do processo: cadastrando dados básicos.


1. Para começar, clique no menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Administrativos.

2. Na tela de Cadastro e Movimentação de Processos Administrativos clique no botão Novo para dar início ao cadastro de um novo processo.

01.png


3. Ao clicar em Novo, será exibida a janela de Processo Administrativo. Informe o Órgão de origem (1) e o Número do processo administrativo (2). Neste momento, não se deve informar o Nosso Nº e o Outro Nº (3), pois essas opções serão utilizadas em outro momento no curso do processo. Depois de preencher as informações solicitadas, clique em Selecionar (4).

02.png


4. Ao clicar em Selecionar, o sistema atribuirá automaticamente uma numeração ao processo. Esse número no sistema é identificado como Nosso No (1) e é composto pelo ano, mais o número 02, que corresponde ao código de processos administrativos, mais um número de cadastro.

5. Na sequência, observe que o cadastro de processos é dividido em seis etapas (6): Dados Principais, Partes, Assuntos, Movimentação, Expedientes e Informações.

03.png


6. Neste artigo você conhecerá as etapas da primeira delas: Dados Principais, que está dividida em três pastes: Área (1), Classe do Processo (2) e Distribuição (3). Veja o que preencher em cada uma delas mais adiante.

04.png

7. Na primeira parte (Área) devem ser informadas a Área (1), a Classificação do valor (2), o Valor da causa (3) e o Assunto principal (4).

Observação

Caso a opção Valor expresso seja selecionada, o preenchimento do Valor da causa será obrigatório.

05.png

Dica

Em todos os campos o preenchimento pode ser feito informando o código de identificação do item e pressionando a tecla TAB do seu teclado para carregar a informação. Porém, caso não se recorde dos códigos de cada opção a ser selecionada, clique na lupa (1) disponível ao lado de cada campo para exibir a lista de opções disponíveis (2).

Na parte superior da janela de opções, existe um campo (1), no qual é possível digitar um termo e o sistema fará uma varredura de todos os resultados semelhantes para facilitar a sua busca. Uma vez encontrada a opção desejada, clique sobre ela (4) e, por fim, clique em Selecionar (5) no canto inferior esquerdo da tela.

06.png

 

Observação
  • Quando o cadastro está sendo feito por um usuário que não está autorizado a informar o assunto, o sistema seleciona automaticamente o assunto “a definir”. Se isto acontecer, o assunto será definido na etapa de validação ou pela chefia ou por um usuário autorizado antes da distribuição.

  • A opção Cadastro revisado é marcada para indicar que o processo passou pela etapa de revisão, porém essa etapa ocorre, somente, após a conclusão do cadastro.


8. Na segunda parte (Classe do processo) são inseridas informações referentes à Classe do processo (1), ao Órgão de origem (2), ao Nº do processo administrativo (3) e à Descrição resumida (4).

8.1 A Classe do processo (1) já poderá estar preenchida com a classe específica para processos administrativos. Caso contrário, informe-a e, se necessário, altere também o Órgão de origem (2).

8.2 O campo Nº processo administrativo (3) já virá preenchido, altere-o, se necessário. Já o campo Descrição resumida (4) poderá, ou não, ser de preenchimento obrigatório, e tem como objetivo a rápida identificação do teor do processo ao acessar a tela de cadastro.

07.png


9. Na terceira parte do cadastro (Distribuição), informe os dados da distribuição processual. Nesta parte, a maioria dos campos também já poderão estar preenchidos, conforme configuração do sistema. É possível alterá-los, caso necessário. Escolha o tipo de Distribuição (1) e informe, se necessário, a Chefia (2), a Procuradoria (3) e o Procurador-chefe (4) responsável pelo processo.

08.png


Se for um processo antigo, que já tramita na procuradoria, mas não estava cadastrado no sistema SAJ, marque a distribuição como excepcional (1), informe a data de registro (2) e direcione para o procurador (3) que já está responsável pelo processo em andamento.

09.png


10. Finalizado cadastro dos Dados Principais do processo, clique na aba Partes para inserir as partes vinculadas ao processo.

10.png

Saiba mais

Conheça todas as etapas do Cadastro de Processos Administrativos acessando os links:

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Jefferson Nascimento dos Santos
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.