Como equilibro com pesos fictícios um procurador que já está em exercício no SAJ Procuradorias?

Versão do sistema: 5.4.0-7
Atualizado em: 04/01/2021  


O peso de processos de um procurador é muito importante para determinar se ele está ou não apto a participar da distribuição automática. Em casos em que o peso desse procurador é muito menor do que o restante dos procuradores da chefia, na distribuição automática, ele será contemplado com mais frequência.

Um procurador pode ficar com peso menor do que o restante dos procuradores por diversas razões, como, por exemplo, o procurador ficou muito tempo sem participar da distribuição automática ou, na entrada em exercício, a opção de equilíbrio de pesos não foi aplicada.

Saiba mais

Quer entender como o sistema faz o equilíbrio de pesos dos processos do procurador? Acesse o artigo Como o sistema faz o equilíbrio de peso dos processos dos procuradores no SAJ Procuradorias?


Nesse cenário, caso o Procurador-chefe deseje inserir pesos fictícios em um procurador, além de poder fazer isso inserindo um novo histórico Em Exercício para o procurador, é possível também fazê-lo manualmente, conforme procedimento explicado a seguir.

1. No SAJ Procuradorias, acesse o menu Configurações, e clique na opção Configurações para distribuição automática.

2. Na janela Configurações para Distribuição, informe a chefia (1) e clique na aba Pesos (2).

01.png


3. Nessa aba, se necessário, informe a Procuradoria. Em alguns casos, ela já será, automaticamente, preenchida pelo sistema após informar a Chefia.

02.png


4. Na seção Procuradores vinculados à procuradoria, clique no ícone de mais (1) para expandir a área e, dentro do grupo de distribuição, localize o Procurador (2) cujo peso deseja equilibrar com peso fictício. Por fim, clique no botão Equilibrar o peso do procurador (3).

03.png


5. Ao clicar no botão, será apresentada uma mensagem (1) de confirmação: “O peso do procurador será alterado de acordo com a média dos demais procuradores desta procuradoria. Confirma a operação?”. Clique em Sim (2). 

04.png


6. Confirmando a operação, será apresentada a tela “Defina uma observação para o Equilíbrio”, na qual o Procurador-chefe deve informar o motivo de utilizar pesos fictícios para o procurador selecionado.

05.png


7. Pronto! Feito isto, o equilíbrio fictício será aplicado ao procurador selecionado.

06.png


Essa operação é feita individualmente, portanto, se houver mais procuradores que tenham a necessidade de equilibrar os pesos, essa operação pode ser repetida para cada um deles.

Caso a procuradoria tenha utilizado em algum momento pesos fictícios para processos, esses pesos fictícios não são equilibrados quando é utilizado o equilíbrio por redistribuição de processos. Nesse cenário, para equilibrar o peso fictício é necessário realizar a operação manual apresentada neste artigo.

 

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Denise Santin Ebone
Validação: Erenice Oliveira de Lima
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
Esse artigo foi útil?

Esta plataforma não é destinada à solicitação de suporte ou a informações sobre andamento de processos.
Solicitações de suporte devem ser encaminhadas à Softplan por meio dos canais oficiais.
Informações sobre andamento de processos devem ser encaminhadas a instituição ou responsáveis.