Como mover um cadastro de fila quando está em um lote de remessa não finalizado pelo SAJ MP

Artigo elaborado com base na versão 3.0.3-10

O Fluxo de Trabalho é um dos principais recursos do SAJ MP, contribuindo para a gestão visual e o controle dos processos, procedimentos e demais tarefas realizadas no sistema. Uma das atribuições do Fluxo de Trabalho é mover os cadastros de fila, mas em alguns casos, como quando um processo está cadastrado em um lote de remessa e esta ainda não foi finalizada, o sistema emite uma mensagem ao tentar movê-lo de fila.

 

Veja como mover processos de uma fila de trabalho para outra no Fluxo de Trabalho do SAJ MP.

Acompanhe neste artigo como mover um cadastro de fila quando aparece o aviso impedindo que esta atividade ocorra.

1.Caso o cadastro esteja em um lote de remessa que não será remetido, você pode excluir este cadastro do lote, ou até mesmo excluir o lote inteiro para movê-lo de fila. Para isso, na fila Cadastrado (1) do Fluxo de Trabalho, selecione o cadastro (2) que deseja retirar do lote clicando sobre ele com o botão direito. Em seguida clique em Mover para outra fila (3).

como_mover_um_cadastro_de_fila_001_destaque.png

2. A tela de Movimento de Processos entre Filas abrirá. Neste caso, em que o cadastro está em um lote a ser remetido, uma tela de Aviso abre com a mensagem “Não é possível mover os cadastros pois os mesmos estão sendo remetidos para outras lotações”. Clique em Detalhes. 

como_mover_um_cadastro_de_fila_002_destaque.png

3. Ao clicar em Detalhes, você poderá verificar em qual lote o cadastro está alocado.

como_mover_um_cadastro_de_fila_003_destaque.png

4. Na sequência, com o número do lote em mãos, você poderá encontrar o cadastro para excluí-lo. Para isso, clique no menu Carga da tela inicial e selecione a opção Remessa.

como_mover_um_cadastro_de_fila_004_destaque.png

5. Com a tela Remessa aberta, clique na aba Pendentes e busque pelo lote desejado, clicando no filtro azul na barra direta superior da tela. Escolha o lote desejado dando dois cliques sobre ele com o mouse.  

como_mover_um_cadastro_de_fila_005_destaque.png

 

O lote deve aparecer nesta tela, se o processo veio de outra lotação ou de uma Secretaria também pode estar lá. Caso não seja encontrado o lote, verifique com o Suporte SAJ MP onde ele está. Se o lote foi encontrado na sua lotação, com um clique duplo, abra o lote.

6. Com o lote aberto, é possível escolher entre excluir todo o lote clicando em Excluir ou apenas um cadastro do lote clicando no ícone de sinal de menos (-), quando há mais de um cadastro no lote.

como_mover_um_cadastro_de_fila_006_destaque.png

Caso você queira excluir todo o lote, clique em Excluir (1) e na tela de Remessa, e em seguida, clique em OK (2) na tela de Confirmação de exclusão do lote que aparecerá.

como_mover_um_cadastro_de_fila_007_destaque.png

Caso você queira excluir apenas o cadastro que quer mover de fila, clique no ícone de sinal de menos (-)(1) na barra direita da tela de Remessa, e em seguida clique em OK (2) na tela de Confirmação de exclusão do processo que aparecerá.

 

Neste caso em que foi excluído apenas um cadastro do lote, lembre-se de salvar o lote em seguida.

como_mover_um_cadastro_de_fila_008_destaque.png

Caso o lote não tenha sido salvo, antes de fechar a tela de Remessa, o sistema abrirá uma tela de Confirmação perguntado se as alterações serão salvas. Após responder sim ou não, o sistema fechará a janela do lote, e ao clicar em Cancelar o sistema permanece com a tela de Remessa aberta.

como_mover_um_cadastro_de_fila_009_destaque.png
Pronto, agora você já sabe como excluir um cadastro de um lote que ainda não foi remetido para poder movê-lo de fila. Na sequência, veja como mover um cadastro de fila do Fluxo de Trabalho no artigo sugerido acima e torne seu trabalho mais eficiente.

Créditos - Equipe SAJ Ministérios Públicos
Autoria: Akassio Miranda Silva
Adequação e revisão: Marina de Oliveira Arrabal

Esse artigo foi útil?