Como cadastro um processo judicial no SAJ Procuradorias? Parte 4: cadastrando movimentações

Versão do sistema: 5.2.11-10
Atualizado em: 10/09/2020  


O cadastro de processos judiciais permite realizar o registro dos dados básicos de um processo, das partes que o compõem, de assuntos e de valores associados. Possibilita, ainda, o registro do andamento processual, automatizando a notificação de pendências para o procurador responsável, oferecendo real controle dos prazos processuais e das ações que necessitam de sua manifestação.

Para melhor disposição das informações, o material acerca do cadastro de processos judiciais foi dividido em cinco partes, conforme disposto a seguir:

Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: cadastrando movimentações
Parte 5: informando dados complementares


Na etapa anterior, foram apresentados os procedimentos de cadastro de outros assuntos.
Acompanhe agora, neste artigo, a quarta etapa do processo: cadastrando e consultando movimentações.

Para que o processo siga o seu trâmite, é preciso que ele receba uma movimentação. Essa funcionalidade do sistema está dividida em duas partes: em Lançamento (1), onde são informados os dados da movimentação que está sendo lançada, e Histórico (2), onde podem ser consultadas todas as movimentações já lançadas para o processo.

1. Mantenha-se na aba Lançamento, da aba Movimentações

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2. Para iniciar o lançamento, é preciso atribuir-lhe uma data. Para isso, clique na seta (1) do campo Movimentação a fim de exibir o calendário para seleção da data desejada, ou, se preferir, digite-a diretamente no campo em branco (2) disponível.

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3. A seguir, informe o Tipo de Movimento. Caso não saiba o código do tipo de movimentação, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo para exibir a lista de opções disponíveis.

4. Na janela Consulta Tipo Movimentação (2), selecione o tipo de movimentação desejado (3) e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela. 

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5.  No campo Complemento (1), inclua as observações ou informações complementares a respeito do lançamento da movimentação selecionada.

6. O campo Procurador (2) vem, automaticamente, preenchido com o nome do procurador responsável pelo processo e, desabilitado, não pode ser alterado.

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Observação

É possível que o campo Procurador seja editável a fim de alterar o nome do procurador caso seja necessário, porém essa alteração depende de configuração pelo administrador do sistema. Neste caso, solicite apoio ao suporte.


7. Na sequência, preencha o campo Origem com a informação de onde provém a movimentação. 

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8. A tabela Manifestações sugeridas será preenchida sempre automaticamente pelo sistema caso a movimentação lançada já tenha uma manifestação configurada.

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9. Na parte inferior da tela, preencha o campo Prazo ou Vencimento de acordo com o estimado para a manifestação e o outro campo será preenchido automaticamente. Preenchendo o campo Prazo (1), o campo Vencimento (2) será preenchido de acordo com a quantidade de dias e vice-versa.

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10. Utilize os ícones Incluir e Excluir (representados, respectivamente, pelos sinais de mais e menos na lateral direita da tela) para adicionar novas movimentações ou remover movimentações lançadas com algum erro ou inconsistência.

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Pronto, a primeira movimentação foi lançada. Repita o procedimento até que todas as movimentações desejadas sejam cadastradas.

11. Após o lançamento das movimentações, acesse a aba Histórico (1) para ter acesso a informações (2) como tipo de movimento lançada e a data em que ocorreu uma determinada movimentação.

Para cada movimentação, o sistema apresenta, abaixo da tabela, os dados de Cadastro (3), como o usuário que inseriu a movimentação e a data que ela foi lançada.

Vale ressaltar que, nesta aba, nenhuma alteração pode ser realizada; os dados são apenas informativos.

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12. E assim conclui-se a quarta etapa do cadastramento de novos processos.

A etapa seguinte (aba Valores) é utilizada somente para a gestão de Precatórios. Para seguir no cadastro,  ignore-a e clique na aba Informações, na qual são cadastrados os dados históricos e complementares do processo. 

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Acesse o artigo Como cadastro um processo judicial no SAJ Procuradorias? Parte 5: informando dados complementares para entender como realizar a última etapa de cadastro do processo.

Saiba mais

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
Autoria: Thais da Silva Medeiros Caetano
Validação: Maurício Martins
Adequação e revisão: Camila Letícia Inocente
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